E a maneira de responder a essa pergunta,  parece-me, é dizer que o chamado do evangelho, que tem sido dirigido a  todos, é eficaz só em alguns. Ora, há uma porção das Escrituras que  constitui uma perfeita ilustração desse fato. Os seguidores de Cristo  que eram descritos até como "discípulos", se dividiam em dois grupos. Um  grupo decidiu que jamais O ouviriam novamente. Eles O deixaram e se  foram para casa. E quando Ele Se voltou para os outros, e perguntou:  "Quereis ir embora também?", Pedro respondeu: "Senhor, para quem iremos?  Tu tens a palavra de vida eterna" (João 6:67,68). Um grupo não creu e  se foi para casa; o outro, que ouvira exatamente as mesmas coisas,  permaneceu com Ele; queria ouvir mais, e se regozijou em Sua palavra. O  que faz a diferença? E que a palavra foi eficaz no caso dos salvos de  uma maneira que não foi eficaz no caso dos não-salvos que a rejeitaram.
Aqui temos, pois, algo completamente óbvio.  Podemos dizer que além do chamado externo há o chamado eficaz, e que o  que faz uma pessoa salva e genuinamente cristã é que a vocação do  evangelho lhe veio com eficácia. Permitam-me que lhes apresente algumas  passagens bíblicas que estabeleçam esse fato. A primeira, Romanos  8:28,39, é a grande confirmação desta verdade. "Sabemos", diz Paulo,  "que todas as coisas operam juntamente para o bem daqueles que amam a  Deus...", não para todos, mas "para aqueles que amam a Deus". Quem são  eles? "Aqueles que são chamados segundo o seu propósito", e Paulo  prossegue: "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para  serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o  primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a esses também  chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que  justificou, a esses também glorificou". Os salvos são descritos como  aqueles que são chamados. E eles têm sido chamados de uma maneira que os  outros não o foram. Essa é, portanto, uma afirmação bíblica desse  chamado eficaz.
Ainda outra passagem pode ser encontrada em 1  Coríntios 1:2. Ela é uma declaração que vocês encontrarão em outros  lugares, ou seja, "à igreja de Deus que está em Corinto, aos  santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos...". Não é  simplesmente que são chamados santos, mas são chamados para serem  santos. E então, nesse mesmo capítulo, o apóstolo o repete. Diz ele:  "nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e  loucura para os gregos" - notem bem -"mas para os que são chamados,  tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus" (1  Cor. 1:23,24). Ora, há pessoas para quem a pregação de Cristo não passa  de loucura; são os não-salvos. Os salvos, contudo, ele novamente os  descreve como aqueles que são chamados.
Permitam-me apresentar-lhes outro exemplo.  Tomem aquela grande declaração feita pelo apóstolo Pedro: "Mas vós" -  sua referência é aos cristãos autênticos - "sois a geração eleita, o  sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as  grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz"  (1 Ped. 2:9,10). Deus os chamara, e porque eles são os salvos, Ele os  chamou eficazmente. O chamado do evangelho tem alcançado muitos outros,  esses, porém, não são as pessoas de quem Pedro está falando. Ele está  falando das pessoas que correspondem ao Israel segundo a carne, no Velho  Testamento. Ele lhes aplica a mesma terminologia que era aplicada aos  filhos de Israel, assim como os Dez Mandamentos e a lei moral lhes foram  entregues. Pedro usa as mesmas palavras - eles são os chamados, o  "Israel de Deus", chamados para expressar Seus louvores. Ora, é óbvio,  pois, que nessas pessoas o chamado foi eficaz; esse é o ensino dessas  Escrituras.
Há, porém, outro argumento que declara isso  perfeitamente. Qual é o significado do termo igreja? Somos membros da  Igreja Cristã. No entanto, o que ela é - o que ela significa? Qual é a  conotação do termo? Bem, a palavra igreja traduz a palavra grega, ecclesia; e aecclesia significa "os chamados  para fora". Uma igreja é um ajuntamento de pessoas que foram extraídas,  chamadas para fora, separadas em decorrência desse chamado. Como Pedro o  coloca: "que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". Aí  está o significado desse termo igreja. E conseqüentemente essa mesma  palavra é em si mesma e por si mesma suficiente para estabelecer a  declaração de que obviamente existe uma tal coisa como vocação eficaz,  porquanto a mesma mensagem tem chegado a outros, mas eles não têm sido  chamados do mundo para a Igreja,
Qual, pois, é a diferença entre o chamado  externo e este chamado que se tem tornado eficaz? E a resposta seria que  este é um chamado interno, um chamado espiritual. Não é simplesmente  algo que vem de fora para uma pessoa - naturalmente, vem de fora,  entretanto, além desse chamado externo que vem a todos, há um chamado  interno que vem àqueles que são destinados a ser cristãos, e esse é um  chamado eficaz. O contraste, portanto, é entre externo e interno ou  espiritual.
Agora quero ir ainda mais longe e mais uma  vez apresentar-lhes provas bíblicas do fato de que existe um tal chamado  interno e espiritual. Temos olhado a ele apenas de forma geral nas  Escrituras que lhes tenho apresentado até aqui. Elas são simplesmente  designações, descrições. Por isso desejo apresentar--lhes textos  bíblicos que especificamente declaram que isso é algo que ocorre no  íntimo; e antes de tudo vamos para o sexto capítulo do Evangelho de  João. Incidentalmente, esta doutrina particular é ensinada muito mais  claramente - se podemos usar tal comparação - por João do que pelo  apóstolo Paulo. Certas pessoas às vezes tendem a pensar que esta é uma  doutrina contemplada só na mente de Paulo, mas ela é muito mais evidente  no Evangelho de João, e particularmente neste grande capítulo 6.
Aqui, no versículo 45, está uma afirmação  dela: "Está escrito nos profetas: e serão todos ensinados por Deus". E  isso aí; Deus deu ao profeta esta informação e ele a registrou. Haverá  certas pessoas que serão ensinadas por Deus, não ensinadas somente por  homens, mas também ensinadas por Deus, ensinadas pelo Espírito Santo.  Alguma obra interna está para acontecer. "Portanto, todo aquele que do  Pai ouviu e aprendeu vem a mim" (v. 45). Notem que as pessoas que vêm a  Cristo são aquelas que têm sido ensinadas por Deus, aquelas que  aprenderam do Pai através do Espírito, e somente essas. Ora, eis aí uma  afirmação crucial. Todavia, nosso Senhor a repete mais adiante nos  versículos 63-65. Seus ouvintes se escandalizaram em Suas palavras, e  Ele lhes disse: "O espírito é o que vivifica, a carne para nada  aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.  Mas", diz ele, "há alguns de vós que não crêem". E João adiciona: "Pois  Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o  que o havia de entregar". Eles responderam ao chamado externo, e  acreditaram que eram cristãos. Aqui se faz evidente que não o eram;  nunca haviam sido ensinados por Deus. Apegaram-se à forma externa, à  palavra externa, e não haviam recebido o Espírito. João continua: "Por  isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai não lhe for  concedido". E o Pai não concedera a essas pessoas (o chamado interno),  por isso retrocederam e foram para casa. Mas Ele o concedera aos outros,  por isso ficaram e se alegraram nele. Eis aí a prova de que existe este  chamado espiritual, este chamado interno. E é isso que faz o chamado  ser eficaz. 
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