Nenhum crente na inspiração plenária das Escrituras        pode duvidar da existência de um diabo pessoal. A realidade de  semelhante        entidade está indelevelmente estampada nas páginas do Santo        Escrito. "Não podemos negar a personalidade de Satanás, exceto        sobre princípios que nos compeliriam a negar a existência de        anjos, a personalidade do Espírito Santo e a do Pai, Deus"  (Strong,        Systematic Theology, pág. 223).      
Ainda mesmo que a Bíblia nada dissesse da existência de um        tal ser, talvez fôssemos compelidos a crer na sua existência        como uma explanação do poder sutil e escravizador do pecado.      
I. A ORIGEM DE SATANÁS
A existência de um ser ímpio tal como Satanás é,        em face de nossa crença em Deus como sendo infinitamente santo e        contudo criador de todas as outras coisas, apresenta esta pergunta  inescapável:        Como vamos dar conta de sua existência?      
Cético tem imaginado que a pergunta: Quem fez o diabo?  Oferece uma        objeção irrespondível à doutrina cristã        de Deus. Mas a Bíblia responde a esta pergunta clara e  razoavelmente.      
1. SATANÁS, UM ANJO DECAÍDO.      
Afirmamos isso pelas três seguintes razões:      
(1) Ele é da mesma natureza que os anjos. 
As obras atribuídas ao diabo tornam tarefa a nós impossível compreendê-lo algo outro que incorpóreo. Se ele fosse material, limitar-se-ia ao espaço; e, portanto, não poderia prosseguir com as obras universais de impiedade a ele atribuídas na Bíblia.
As obras atribuídas ao diabo tornam tarefa a nós impossível compreendê-lo algo outro que incorpóreo. Se ele fosse material, limitar-se-ia ao espaço; e, portanto, não poderia prosseguir com as obras universais de impiedade a ele atribuídas na Bíblia.
(2) Ele é o líder de certos anjos. 
Em Mateus 25:41 Cristo usa a expressão: "O diabo e seus anjos".
Em Mateus 25:41 Cristo usa a expressão: "O diabo e seus anjos".
(3) Um destino comum espera Satanás e esses anjos. 
Na passagem referida há pouco a Cristo Ele nos conta que o inferno foi preparado tanto para o diabo como para seus anjos.
Na passagem referida há pouco a Cristo Ele nos conta que o inferno foi preparado tanto para o diabo como para seus anjos.
Concluímos que esses anjos dos quais Satanás é o líder        e de cujo castigo ele se aquinhoará são os anjos decaídos        mencionados por Pedro e Judas. Parece-nos claro, então, que  Satanás        mesmo é um anjo decaído.      
A declaração em João 8:44 para o efeito que o diabo        "foi homicida desde o princípio" não precisa de ser tomada        como permanecendo em conflito com o precitado. A expressão "desde        o princípio" não precisa de ser tomada como referindo-se ao        princípio da existência do diabo: pode referir-se, e cremos        que se refere, ao princípio da história humana.      
2. DADOS DA QUEDA DE SATANÁS.      
Cremos que temos na Escritura duas relações fragmentárias        da queda de Satanás. Referimo-nos a Ezequiel 28:12-18 e Isaías        14:12-17.      
A primeira dessas passagens foi endereçada ao rei de Tiro; a  segunda        ao rei de Babilônia. Em ambas, mas mais especialmente na primeira,         algo da linguagem é forte demais para aplicar-se a qualquer homem.         Cremos que essas passagens, quais muitas outras profecias, tem uma  dupla        referência. Isto é verdade de algumas das profecias concernentes        ao reajuntamento de Israel: sendo a sua referência imediata à        volta de Israel após os setenta anos de cativeiro na Babilônia.        Mas, elas fazem também uma clara referência remota ao  reajuntamento        de Israel disperso no fim dos tempos. Em Mateus 24:4-51 temos uma  dupla        referência maravilhosamente trabalhada em conjunto. A razão        desta dupla referência é que a destruição de        Jerusalém em 70 A. D. foi um tipo do cerco final de Jerusalém        logo em precedência ao segundo advento de Cristo à terra para        julgar o mundo e estabelecer o Seu reino milenial; e, sem duvida, a  razão        da dupla referência nas passagens que estamos considerando de  Ezequiel        e Isaias é que os reis de Tiro e Babilônia foram tomados como        tipos "do homem do pecado" (2 Tessalonicenses 2:3,4), a "besta" do  Apocalipse        (Apocalipse 13 e 17), que não será senão uma ferramenta        nas mãos de Satanás. Portanto, as palavras dos profetas vêem        além desses reis ao poder dominante atrás deles, dirigindo-se        a Satanás através dos seus representantes. Temos outros casos        onde Satanás está assim endereçados. Em Gênesis        3:15 Satanás está endereçado através da serpente,        seu instrumento e em Mateus 16:22,23 através de Pedro, em quem  Cristo        percebeu o espírito de Satanás.      
(1) Referência a Satanás na sua condição        Intacta. 
"Tu és o Selador da soma, cheio de sabedoria e perfeito em formosura; estavas no Edem, jardim de Deus, toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti, foram preparados no dia em que foste criados. Tu eras o querubim, ungido para cobridor e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras fulgentes andavas. Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti" (Ezequiel 28:12-15).
"Tu és o Selador da soma, cheio de sabedoria e perfeito em formosura; estavas no Edem, jardim de Deus, toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti, foram preparados no dia em que foste criados. Tu eras o querubim, ungido para cobridor e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras fulgentes andavas. Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti" (Ezequiel 28:12-15).
(2) Referência à queda de Satanás. 
"Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência e pecaste; pelo que te lançarei profanado do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras fulgentes. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor, por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que a ti olhem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários. Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu a ti e te tornei em cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem" (Ezequiel 28:16-18).
"Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência e pecaste; pelo que te lançarei profanado do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras fulgentes. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor, por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que a ti olhem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários. Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu a ti e te tornei em cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem" (Ezequiel 28:16-18).
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã,        filha da alva do dia? Como foste cortado por terra, tu que  debilitavas as        nações? E tu dizias no teus coração: Eu subirei        ao céu, por cima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no        monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do        Norte. Subirei sobre as alturas das nuvens e serei semelhante ao  Altíssimo.        E contudo derribado serás no inferno, aos lados da cova. Os que te         virem te contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É        este o varão que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os  reinos?        Que punha o mundo como deserto e assolava as suas cidades? Que a  seus presos        não deixava soltos para suas casas?" (Isaías 14:12-17).      
Destas duas relações parece claro que Satanás caiu        pelo orgulho. Está isto em harmonia com as seguintes passagens:      
Provérbios 16:18. A soberba precede a ruína e o espírito        altivo a queda.      
1 Timóteo 3:2,6. Convém, pois, que o bispo seja  irrepreensível        ... não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia        na condenação do diabo.      
Por Ezequiel entendemos que Satanás acupava lugar muito  elevado        entre os anjos no seu estado intacto. "Eras o querubim ungido que  cobrias        e eu te estabeleci, de maneira que estavas sobre o santo monte de  Deus".        Notai que ele não era "um querubim ungido", mas "o        querubim ungido". "Ungido" quer dizer separado como um  sacerdote        ao serviço de Deus. "O ungido querubim que cobre" alude  provavelmente        ao querubim que cobria o propiciatório com suas asas no templo  (Êxodo        37:9). Isto parece indicar que o diabo era o líder da adoração        angélica; provavelmente ocupava o lugar que agora é ocupado        por Miguel, o arcanjo.      
II. A OBRA DE SATANAZ
1. O PECADO ORIGINADO NO UNIVERSO. 
As passagens supra, que dão um relato velado da queda de Satanás, apontam-nos a narrativa mais antiga que temos na Bíblia sobre o pecado. Sabemos que Satanás caiu antes do homem, porquanto Satanás solicitou o homem ao pecado. "O pecado não foi uma criação mas uma origem: veio a existir pelo auxilio daquele que teve existência anterior, nomeadamente, personalidade e o poder de livre escolha. Deus não criou esse ser como o Diabo, mas como um anjo santo, o qual originou o pecado pela desobediência e se transformou no diabo ímpio que é hoje (Bancroft, Elemental Theology).
As passagens supra, que dão um relato velado da queda de Satanás, apontam-nos a narrativa mais antiga que temos na Bíblia sobre o pecado. Sabemos que Satanás caiu antes do homem, porquanto Satanás solicitou o homem ao pecado. "O pecado não foi uma criação mas uma origem: veio a existir pelo auxilio daquele que teve existência anterior, nomeadamente, personalidade e o poder de livre escolha. Deus não criou esse ser como o Diabo, mas como um anjo santo, o qual originou o pecado pela desobediência e se transformou no diabo ímpio que é hoje (Bancroft, Elemental Theology).
2. INTRODUZIU O PECADO NA FAMÍLIA HUMANA. 
Gênesis 3:1-16. Há uma conexão íntima entre o que notamos de Isaias a respeito do diabo e o seu método de seduzir Eva. Satanás foi enxotado do céu porque disse: "Far-me-ei semelhante ao Altíssimo". Ele enganou Eva por dizer-lhe que, em vez de morrer como resultado de comer o fruto proibido, torna-se?ia ela "como Deus, conhecendo o bem e o mal".
Gênesis 3:1-16. Há uma conexão íntima entre o que notamos de Isaias a respeito do diabo e o seu método de seduzir Eva. Satanás foi enxotado do céu porque disse: "Far-me-ei semelhante ao Altíssimo". Ele enganou Eva por dizer-lhe que, em vez de morrer como resultado de comer o fruto proibido, torna-se?ia ela "como Deus, conhecendo o bem e o mal".
3. POSSUI E CONTROLA O MUNDO 
Jó 9:24; Mateus 4:8,9; João 12:31; 14:30; 16:11; 2 Coríntios 4:3,4; Efésios 6:12. Deus possui o mundo (Salmos 24:1), mas, como lemos em Jó 9:24, o mundo foi dado na mão de Satanás temporariamente e Satanás o domina, sujeito a tais limitações como Deus se apraz impor. Vide Salmos 76:10.
Jó 9:24; Mateus 4:8,9; João 12:31; 14:30; 16:11; 2 Coríntios 4:3,4; Efésios 6:12. Deus possui o mundo (Salmos 24:1), mas, como lemos em Jó 9:24, o mundo foi dado na mão de Satanás temporariamente e Satanás o domina, sujeito a tais limitações como Deus se apraz impor. Vide Salmos 76:10.
4. ACUSA O POVO DE Deus. 
Jó 1:6-9; 2:3-5; Apocalipse 12:9,10. "Diabo" significa "acusador" ou "enganador".
Jó 1:6-9; 2:3-5; Apocalipse 12:9,10. "Diabo" significa "acusador" ou "enganador".
5. TAMBÉM PROVA, ESCONDE, RESISTE E ESBOFETEIA. 
Lucas 22:31; 1 Tessalonicenses 2:18; Zacarias 3:1; 2 Coríntios 12:7.
Lucas 22:31; 1 Tessalonicenses 2:18; Zacarias 3:1; 2 Coríntios 12:7.
6. PROCURA OPOR-SE E ESCONDER A OBRA DE DEUS. 
Mateus 13:39; Marcos 4:15; 2 Coríntios 11:14,15; 2 Tessalonicenses 2:9,10; Apocalipse 2:10; 3:9.
Mateus 13:39; Marcos 4:15; 2 Coríntios 11:14,15; 2 Tessalonicenses 2:9,10; Apocalipse 2:10; 3:9.
7. TENTA, ENLAÇA E GUIA OS HOMENS AO MAL. 
1 Crônicas 21:1; Mateus 4:1-9; João 13:2,27; Atos 5:3.
1 Crônicas 21:1; Mateus 4:1-9; João 13:2,27; Atos 5:3.
8. CONTROLA E CEGA OS PERDIDOS. 
João 8:44; 12:37-40; Atos 26:18; 2 Coríntios 4:4; 2 Timóteo 2:26. A cegueira em 2 Coríntios 4:4 e aquela em João 12:37-40 são o mesmo. Sua causa imediata é a depravação da natureza carnal. Diz-se que o diabo é o autor desta cegueira porque ela é o autor do pecado. Na derradeira passagem é atribuída a Deus porque é pela vontade permissiva de Deus que se concedeu ao diabo trazer o pecado ao mundo. Para mais extensa discussão desta cegueira vide o capítulo sobre a livre agencia do homem.
João 8:44; 12:37-40; Atos 26:18; 2 Coríntios 4:4; 2 Timóteo 2:26. A cegueira em 2 Coríntios 4:4 e aquela em João 12:37-40 são o mesmo. Sua causa imediata é a depravação da natureza carnal. Diz-se que o diabo é o autor desta cegueira porque ela é o autor do pecado. Na derradeira passagem é atribuída a Deus porque é pela vontade permissiva de Deus que se concedeu ao diabo trazer o pecado ao mundo. Para mais extensa discussão desta cegueira vide o capítulo sobre a livre agencia do homem.
9. CAUSA ENFERMIDADES. 
Lucas 13:16; Atos 10:38.
Lucas 13:16; Atos 10:38.
10. TEM O PODER DA MORTE. 
Hebreus 2:14.
Hebreus 2:14.
Mas, graças sejam dadas a Deus, toda a obra de Satanás está        senhoreada pela onipotência e onisciência de Deus e é        feita para operar ultimadamente para glória de Deus e para o bem        dos santos. Vide Salmos 76:10; Romanos 8:31; 2 Coríntios 12:7;  Efésios        1:11.      
Na queda de Pedro temos um exemplo excelente de como Deus é  glorificado        e os santos beneficiados mesmo atravéz da tentação        do diabo que atualmente produz o pecado nas vidas dos santos. A  experiência        de Pedro em negar a Cristo fê-lo homem diferente dele mesmo. No  julgamento        de Jesus ele Pedro acovardou-se ante uma criadinha, mas no  Pentecostes ele        topou a multidão dos crucificadores de Cristo com palavras  ardentes        de condenação. A queda de Pedro tirou-lhe a Fiúza em        si mesmo. Assim, Satanás, buscando a completa ruína de Pedro,        como ele teve a de Jó, peneirou a palha e deixou o trigo. Podemos        ver também que as aflições de Satanás trouxeram        no fim maiores bênçãos a Jó.      
III. O DESTINO DE SATANAZ
A noção comum que Satanás está agora no inferno        não é correta. O mesmo é verdade da idéia de        Satanás ficar sempre no inferno como o que inflige tormento sobre        outros. Ele habita agora nos ares (Efésios 6:11,12), tem acesso a        Deus (Jó 1:6) e é ativo sobre a terra (Jó 1:7; 1 Pedro        5:8). Mas, finalmente, Satanás será lançado no inferno.      
Já notamos que o inferno foi preparado para o diabo e seus  anjos.        Na passagem seguinte temos a relação de como ele será        lançado no inferno:      
"E o diabo que os enganou foi lançado no lago de fogo e  enxofre,        onde também estão a besta e o falso profeta; e serão        atormentados dia e noite para todo o sempre" (Apocalipse 20:10).      
Isto é para acontecer ao cabo do "pouco tempo", durante o  qual é        para Satanás ser solto outra vez após o milênio. Precedendo        o milênio, a besta e o falso profeta serão lançados        no lago de fogo (Apocalipse 19:20).  
 Autor: Thomas Paul Simmons, D.Th.
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos, 2004
Revisão: Charity D. Gardner e Calvin G Gardner, 05/04
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos, 2004
Revisão: Charity D. Gardner e Calvin G Gardner, 05/04
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