Paulo  exortou aos crentes da Galácia:
Digo, porém: Andai no  Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne (Gálatas 5.16).
A vida cristã é uma  peregrinação. Usando a linguagem das Escrituras, é uma viagem que se faz  à pé. O ato de andar é um modo relativamente lento de transpor¬te. A  maioria de nós move-se ao longo dessa estrada com velocidade de uma  lesma. Não corremos e nem saltamos o curso cheio de obstáculos da  tentação. Há barreiras que impedem o nosso progresso. A cada ponto  enfrentamos os sacolejos provocados pela carne. Foi Paulo novamente uma  pessoa dotada é receber elogios da parte de nossos semelhantes, por  causa de nossas quem escreveu: 
Porque a carne milita  contra o Espírito, e o Espírito con¬tra a carne, porque são opostos  entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer  (Gálatas 5.17).
É aí que se trava a  batalha. O velho homem arma-se contra o novo homem. A natureza  pecaminosa da car¬ne luta por sufocar a influência do Espírito Santo.  Embora essa guerra seja interna e invisível, há claros sinais externos  da carnificina provocada pela batalha. Quando o Espírito é vitorioso,  vemos o fruto do Espírito. E quando a carne vence, também percebemos a  evidência externa.
Antes de Paulo discorrer  sobre o fruto do Espírito, primeiramente ele fala das obras da carne. As  obras da carne fazem violento contraste com o fruto do Espírito.
Ora, as obras da carne  são conhecidas, e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria,  feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões,  facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a  respeito das quais eu vos declaro, como já outrora vos preveni, que não  herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam (Gálatas 5.19-21).
A lista das obras da  carne é crucial por duas razões. Primeiramente, oferece o contraste já  mencionado com o fruto do Espírito. E, em segundo lugar, identifica as  práticas pecaminosas que, conforme o apóstolo enfatizou (mediante  repetição), caracterizam os não-regenerados e os perdidos. Naturalmente,  é possível que uma pessoa regenerada caia em qualquer desses pecados  por algum tempo. Cada um desses erros tem sido manifestado, em um tempo  ou outro, pelos maiores santos. Mas não são características do crente.  Todavia, se essa lista caracteriza a conduta de uma pessoa, isso é prova  de que ela não foi ainda remida.
Visto que essa lista é  acompanhada por uma ad¬vertência tão dura, é importante que demos breve  defini¬ção a cada um dos pecados mencionados na mesma.
1. Prostituição. O primeiro pecado a ser  mencionado é aquele que foi proibido no Sétimo Mandamento. Envolve a  violação da santidade do casamento por meio de relações sexuais  ilícitas.
2. Impureza. Envolve desde a  fornicação até os abusos sexuais contra o próprio corpo. Usualmente está  associado ao contado sexual entre pessoas solteiras. Neste texto,  entretanto, tem um sentido mais amplo, incluindo o contacto sexual  ilegítimo, no sentido mais lato da palavra (Atos homossexuais estão  incluídos).
3. Lascívia. Há aqui um sentido  sexual implícito. Reflete um tipo de comportamento que a linguagem  popular chama de "imoral".
4. Idolatria. Está em foco a adoração  paga aos ídolos ou deuses falsos. A idolatria, em seu sentido mais  amplo, pode incluir tais coisas como a adoração às possessões materiais.
5. Feitiçarias. Isso envolve a prática  da magia bem como imiscuir-se com práticas proibidas tais como o  espiritismo, a adivinhação, a astrologia e coisas semelhantes.
6. Inimizades. Isso reflete um caráter  marcado pela hostilidade, pelo rancor, pela falta de amor.
7. Porfias. Isso é visto nas  atitudes de desafio. Aquele que gosta de porfias é contencioso,  argumentativo e combativo. Vive sempre pronto a desafiar outras pessoas.
8. Ciúmes. O ciúme reflete um  espírito egocêntrico que despreza as realizações ou vitórias de outras  pessoas.
As obras de números 6 a  8 provavelmente são  aqueles "pecadilhos" dos crentes, talvez porque tão facilmente podem  ser escondidos ou justificados pelo crente faltoso.
9. Iras. São as explosões de  cólera. Indica um caráter caracterizado pelos repentes de mau gênio.
10. Discórdias. Aponta para um espírito  contrário às opiniões de outras pessoas.
11. Dissenções. Isso não elimina formas  legítimas de dissentimento. Antes, caracteriza-se por um espírito  contencioso que vive ferindo o próximo, criando inimizades entre as  pessoas.
12. Facções. São as várias formas  de partidarismo, criadas sem verdadeiras razões para divisões  artificiais. Envolve a escolha voluntária de opiniões que vão contra a  verdade estabelecida. Inclui mais do que os erros teológicos, pois  também pode referir-se a erros de atitude ou de comportamento.
13. Invejas. Envolve o desejo de  possuir o que pertence a alguma outra pessoa. Pode incluir a má vontade  para com aqueles que desfrutam de certos benefícios.
14. Bebedices. Refere-se ao uso  intemperado de bebidas alcoólicas e, por implicação, o uso de drogas.
15. Glutonarias. Isso envolve um estilo  de vida que consiste em festins selvagens, que aprecia orgias sem  qualquer limite.
Em contraposição às obras  da carne, Paulo mostra no que consiste o fruto do Espírito:
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