Jonathan  Edwards compartilhava da  convicção de João Calvino a respeito do  fundamento de nossa fé no evangelho: a glória de Deus vista com os olhos  do coração como majestosa e auto-autenticadora. Mas Edwards soa uma  nota um pouco diferente. Ele enfatiza que a convicção da verdade do  evangelho tem de ser tanto racional quanto espiritual.  A glória de Deus no evangelho é a chave para ambas.
Edwards  afirma que, embora uma pessoa tenha  afeições religiosas fortes, que procedem de uma persuasão da verdade do  evangelho, estas afeições serão inúteis, "se a persuasão  dessas pessoas não for uma persuasão ou convicção racional". O que  Edwards queria dizer com "racional"?
Ao  usar as palavras "convicção racional", estou  falando sobre uma convicção fundamentada na evidência genuína, ou sobre  aquilo que é uma boa razão, ou uma base justa de convicção. Os homens  podem estar fortemente persuadidos de que a religião cristã é  verdadeira, quando a persuasão deles não está edificada sobre a  evidência, mas está totalmente edificada sobre a educação e na opinião  de outras pessoas; assim como muitos dos mulçumanos são fortemente  persuadidos da verdade da religião islâmica, porque seus pais, vizinhos e  a nação crêem no islamismo. Este tipo de crença na veracidade da  religião cristã não é diferente da crença dos muçulmanos, pois ambas são  edificadas sob a mesma base. E, ainda que os elementos da crença sejam  melhores, isso não torna melhor a própria crença, pois embora a coisa  crida seja verdadeira, este tipo de crença não se deve à sua verdade, e  sim à educação. Portanto, assim como a convicção [cristã] não é melhor  do que a convicção dos mulçumanos, assim também as afeições que fluem  dessa convicção não são melhores em si mesmas do que as afeições  religiosas dos mulçumanos.
Uma de minhas maiores preocupações é que  muitas pessoas confessam ter fé em Cristo desta maneira. Não é uma fé  alicerçada na glória de Cristo mesmo, e sim na tradição, na educação ou  na opinião de outras pessoas. Se este for o caso, a fé não é a fé  salvadora. A fé salvadora em Cristo está edificada, como afirma Edwards,  sobre "evidência genuína, ou sobre  aquilo que é uma boa razão, ou uma justa base de convicção".
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