Primeiro, em Marcos 10.25-27 Jesus disse aos seus discípulos: "É  mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um  rico no reino de Deus". Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo  entre si: Então, quem pode ser salvo? Jesus, porém, fitando neles o  olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus,  porque para Deus tudo é possível.
Esta é uma das conversas missionárias mais animadoras na Bíblia.  Quantos missionários já não olharam para o seu trabalho e disseram:"É  impossível!"? Nenhum mero ser humano pode libertar outro ser humano do  poder escravizador do amor ao dinheiro. O jovem rico foi embora triste  porque a escravidão às coisas não pode ser vencida pelo ser humano. Ao  homem, isso é impossível! E por isso o trabalho missionário, que é  simplesmente libertar o coração das pessoas da escravidão a outros  compromissos que não Cristo, é impossível — para as pessoas! 
Se Deus não estivesse à frente dessa questão, fazendo o que é  humanamente impossível, a tarefa missionária não teria esperança. Quem,  senão Deus, pode ressuscitar os que estão espiritualmente mortos e  dar-lhes ouvidos para ouvir o evangelho? "Estando nós mortos em nossos  delitos, [Deus] nos deu vida juntamente com Cristo" (Ef 2.5). A grande  esperança do missionário é que, quando o evangelho é pregado no poder do  Espírito Santo, o próprio Deus faz o que o ser humano não pode — ele  produz a fé que salva.
O chamado de Deus faz o que o chamado do ser humano não pode. Ele  ressuscita os mortos. Ele cria vida espiritual. É como o chamado de  Jesus para Lázaro no túmulo: "Vem para fora!" (Jo 11.43). Podemos, com  nosso chamado, acordar alguém que está dormindo, mas o chamado de Deus  pode trazer à existência coisas que não existem (Rm 4.17).
O chamado de Deus é irresistível no sentido de que pode vencer  qualquer resistência. Ele é infalivelmente eficaz, de acordo com o  propósito de Deus — tanto que Paulo pode dizer: "Aos que [Deus] chamou, a  esses também justificou" [Rm 8.30]. Em outras palavras, o chamado de  Deus é tão eficaz que infalivelmente cria a fé pela qual a pessoa é  justificada. Todos os que ele chamou estão justificados. Porém ninguém é  justificado sem fé (Rm 5.1). Portanto, o chamado de Deus não pode  falhar em seu efeito pretendido. Ele concede irresistivelmente a fé que  justifica.
Isso é o que o ser humano não pode fazer. É impossível. Somente  Deus pode tirar o coração de  pedra (Ez 36.26). Somente Deus pode atrair  as pessoas ao Filho (Jo 6.44, 65). Somente Deus pode abrir o coração  para que acolha o evangelho (At 16.14). Somente o Bom Pastor conhece  suas ovelhas pelo nome. Ele as chama e elas o seguem (Jo 10.3, 4, 14). A  graça soberana de Deus, que faz o que é humanamente impossível, é a  grande esperança missionária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário