O esforço humano nunca pode impressionar um Deus onipotente, e a  grandeza dos homens jamais pode impressionar um Deus de grandeza  infinita. Isto é má notícia para aqueles que competem com Deus, mas boa  notícia para aqueles que querem viver pela fé.
O Salmo 147 é uma emocionante declaração de  esperança para um povo que desfruta do gozo e certeza de que Deus é  Deus. O salmista afirma: "Conta o número das estrelas, chamando-as todas  pelo seu nome" (v. 4). Ora, isto é mais do que podemos apreender! "Tal  conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o  posso atingir" (SI 139.6).
A Terra, onde vivemos, é um pequeno planeta  que gira em torno de uma estrela chamada Sol, que tem o volume um milhão  e trezentas vezes maior do que o da Terra. Existem estrelas milhões de  vezes mais luminosas do que o Sol. Existem aproximadamente cem bilhões  de estrelas em nossa galáxia, a Via Láctea, que tem cem mil anos-luz de  extensão. (Um ano-luz eqüivale a 299.792.458 km/s.) O Sol viaja a 249  km/s, e, por isso, seriam necessários, duzentos milhões de anos para que  o sol cumprisse apenas uma órbita em volta da Via Láctea. Existem  milhões de outras galáxias além da nossa.
Agora, ouça novamente: o Salmo 147 afirma que  Deus conta o número de todas as estrelas. Não somente isso, afirma  também que Ele as chama pelo nome que lhes deu, tal como se faz a  animais de estimação. Você os olha, observa suas características e  chama-os por algum nome que se enquadre nas diferenças. Quando cantamos o  hino "Let Ali Things Now Living", de  Katherine Davis, eu sorrio com grande satisfação quando chego às  palavras:
Ele estabelece a sua lei: As estrelas, em  seus cursos, O Sol, em sua órbita, Resplandecem obedientemente.
Sim, eu penso, "obedientemente" é a palavra  correta! O sol tem um nome na mente de Deus. Ele chama o sol por seu  nome, diz a ele o que fazer e ele obedece. E assim o fazem trilhões de  estrelas. (Assim como todos os elétrons, em todas as moléculas dos  elementos das estrelas e dos planetas, incluindo os elementos que se  encontram nas guelras de um tubarão que vive embaixo das rochas, na  costa da ilha de Rhode.)
Ora, o que impressionaria um Deus como este?  Salmo 147.10-11 nos mostra com clareza:
Não faz caso da força do cavalo, nem se compraz nos músculos do  guerreiro. Agrada-se o SENHOR dos que o temem e dos que esperam na sua  misericórdia.
Imagine um levantador de peso, nas  Olimpíadas, que se orgulha de haver levantado duzentos e vinte e cinco  quilos. Ou imagine algum cientista se orgulhando de que descobriu como  uma molécula é afetada por outra. Não precisamos ser gênios para saber  que Deus não se deixa impressionar por essas coisas.
As boas-novas para aqueles que desfrutam do  gozo de saber que Deus é Deus é que Ele tem prazer nessas pessoas. Deus  se agrada daqueles que esperam no imensurável poder dEle. Não é uma  coincidência literária o fato de que os versículos referentes a outro  aspecto da grandeza de Deus (nos versículos 4 e 5), mostram-No cuidando  do fraco (vv. 3 e 6):
3          sara os de coração quebrantado e  lhes pensa as feridas.
4          Conta o número das estrelas, chamando-as todas  pelo seu nome.
5          Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu  entendimento não se pode medir.
6          O SENHOR ampara os humildes e dá com os ímpios em  terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário