20 de mar. de 2011

Estudo sobre o livro de Romanos - Parte XIII




Romanos 1:16-17"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé."


O conforto e privilégio de compreender como funciona a mente de Deus 

Peço a você levar a sério o crescer no conhecimento de Deus (Colossenses 1:10) e como Ele salva os injustos. Se Deus inspirou Paulo para nos dizer, nós devemos querer saber.  E conforta-me saber! Que alegria saber! Esta série sobre Romanos é uma oportunidade de ouro. Estamos caminhando lentamente, de modo que você pode pensar e estudar e ler, discutir e analisar e verificar as coisas e orar sobre o que você tem lido. Esta série tem o potencial de levá-lo profundamente no coração e na mente de Deus - se você quiser ir para lá. 

Portanto, esta manhã, estamos vendo: Como o evangelho salvar os crentes? Como o evangelho poderosamente nos traz a segurança eterna e alegria na presença de Deus quando o que realmente merecemos é a santa ira de Deus, que o versículo 18 diz que já está sendo revelado lá dos céus?  A resposta do versículo 17 é esta: o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê "nele [isto é, no evangelho] a justiça de Deus é revelada de fé em fé ". 

Agora aqui esse é o quebra cabeça. Como isso pode ser uma boa notícia quando a justiça de Deus é o nosso problema? O fato de que Deus é justo e eu sou injusto é o problema. Sua ira se revela contra a injustiça do homem, versículo 18 diz. Martinho Lutero disse que odiava os romanos 01:17. Ele escreveu: 

Eu tinha. . . sido cativado com um ardor extraordinário para a compreensão da Epístola de Paulo aos Romanos. Mas. . . uma única palavra no Capítulo 1 [Verso 17], "que a justiça de Deus é revelada", ficou na minha caminho. Porque eu odeio as palavras "justiça de Deus", essas palavras que. . . Eu tinha sido ensinado a compreender. . . é a justiça [com o qual Deus] pune o pecador injusto. (Martinho Lutero)  

Deus dá a nós o que Ele exige de nós 

Então, como é uma boa notícia - que a justiça de Deus é revelada no evangelho? Aqui está a resposta: Deus requer justiça e nós não temos justiça para dar, então a única esperança para nós é que o próprio Deus dê a justiça que ele exige de nós. Isso seria uma boa notícia. Isso seria o evangelho. E é isso que Ele faz. O que se revela no evangelho é a justiça de Deus para nós que ele exige de nós. O motivo do evangelho ser o poder de Deus para a salvação - a maneira que o Evangelho salva crentes é que Deus revela nele a justiça de Deus para nós. O que nós deveríamos ter, mas nós não conseguimos criar ou fornecer, Deus nos dá livremente, ou seja, a própria justiça de Deus. 

É assim que o evangelho nos salva da ira de Deus. Você vê no versículo 18 que "a ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens”. Portanto, qual é o nosso socorro? Qual é a nossa esperança em escapar desta ira, quando somos ímpios e injustos? A resposta é que Deus iria intervir e fornecer-nos com uma justiça que não é a nossa própria justiça. Ele irá dar-nos a justiça que ele exige de nós. Se Deus fizer isso, a sua ira poderia ser evitada e nós poderiamos ser reconciliados com Ele. E isso é, na verdade, o que ele fez. E esse é o evangelho. 

"O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" porque nela Deus nos oferece o que ele exige de nós, ou seja, sua própria retidão. Isto é como ele salva: no evangelho da morte e ressurreição de Jesus, Deus nos dá a justiça que ele exige de nós. 


Para encerrar eu quero voltar a Martinho Lutero. Você se lembra, que Lutero disse que odiava de Romanos 1:17. Mas, ele continua explicando a sua luta com sua própria culpa e medo diante da justiça de Deus:

Finalmente, pela misericórdia de Deus, meditando dia e noite, dei ouvidos ao contexto das palavras, ou seja, "Nele, a justiça de Deus é revelada, como está escrito: o justo viverá pela fé" Lá eu comecei a entender [que] a justiça de Deus é. . . justiça com a qual [o] misericordioso Deus nos justifica pela fé. . . . Aqui eu senti que estava completamente nascido de novo e que havia entrado no próprio paraíso através de portões abertos. (Martinho Lutero: Seleções, pp 11-12) 

Oh, como eu oro para que muitos de vocês encontrem nesse versículo uma via ao paraíso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário