15 de mar. de 2011

Estudo sobre o livro de Romanos - Parte XII - John Piper


Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

O versículo 16 diz que "o evangelho é o poder de Deus para a salvação todo aquele que crê. " Eu argumentei anteriormente que isto não significa que o evangelho é o poder de Deus para converter pessoas à fé (embora isso seja verdade!), mas o que Paulo quer dizer aqui é que o evangelho é o poder de Deus para trazer, aqueles que continuam acreditando, em segurança a vida e alegria eterna na presença do nosso Deus. 

Nosso principal problema: a Ira de Deus 

Uma das coisas que não fica muito claro na mensagem é porque precisamos de salvação. Salvação de quê? Qual é o problema? A resposta do livro de Romanos é esta: Nós precisamos ser salvos da ira de Deus. Olhe para Romanos 1:18, "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça." Esta é a razão pela qual nós precisamos de salvação. Deus está muito irritado com a nossa injustiça e com a forma como distorcemos a verdade para justificar a nós mesmos. 

Veja no próximo capítulo, Romanos 2:8, para ver outro vislumbre disso. Paulo diz que "para aqueles que são egoístas e que não obedecem ao verdade, mas obedecem a injustiça (note que estas duas palavras novamente, como em 1:18 - "Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;" Este é o nosso problema. Deus está indignado e irado para conosco em nossa injustiça e nossa falta de verdade. 

Ou volte apenas três versos em Romanos 2:05, "Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;" A ira de Deus é um julgamento justo. Quando somos injustos, a justiça de Deus resplandece com ira e indignação. Ele não está para brincadeira. 

Este é o nosso último problema: a ira final de Deus que nos separa de si mesmo e lança-nos para o inferno. Se você perguntar ao livro de Romanos, do que precisamos para ser salvos, a resposta que recebemos é - sim, do pecado e também da culpa e da desunião e de maus relacionamentos e de hábitos destrutivos, mas, principalmente, a resposta é: Nós precisamos ser salvos da ira de Deus. Nosso último problema, embora muito poucos nessa década consigam ver, é que somos pecadores nas mãos de um infinito, onipotente,  e irado Deus. 


Evangelho: Deus nos libertou da ira de Deus 

O evangelho é essencialmente a boa notícia que o próprio Deus nos libertou a ira de Deus. Ele não nos salvou principalmente de nós mesmos e da confusão que fazemos das nossas vidas, mas de sua própria raiva e seu próprio julgamento justo. O evangelho é o poder de Deus para a salvação da ira de Deus - o poder que nos traz segurança e alegria eterna na presença de Deus. Você vê que talvez mais claramente de todos em Romanos 5:9. "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." 

No final, é tudo sobre escapar da ira de Deus, ou, ter a ira de Deus afastada nós, para que Ele se torna um rei amigo e não um inimigo. Assim, quando o versículo 16 diz: "O evangelho é o poder de Deus para a salvação", isso significa que o evangelho é poder de Deus para salvar os crentes da ira "de Deus ", ou "do justo juízo de Deus "(2:5) 
Como o evangelho salvar os crentes? 

Agora a pergunta no sermão de hoje é: Como o evangelho salva os que crêem? Como o poder do evangelho de Deus salva? E a resposta é dada no versículo 17. Talvez não possamos sentir a força desse versículo por ele ser traduzido de forma incorreta. Vamos lê-lo incorretamente. Começando no versículo 16: "Pois não me envergonho de o evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele crê, primeiro do judeu e também do grego. Pois nele [o amor], de Deus é revelado de fé em fé ". 

Nós dizemos que o evangelho é a boa notícia, porque nele o amor de Deus é revelado. E isso está correto. Romanos 5:8 diz: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós." Esse também é o evangelho. O evangelho de Jesus é uma manifestação e revelação do amor de Deus pelos pecadores. Mas não é isso que diz o verso 17. 

Agora, existem duas razões simples para nós afirmarmos isso. Uma delas é deixar claro que o amor de Deus não poderia apenas varrer a injustiça do homem e da ira de Deus, para debaixo do tapete e fingir que está tudo bem. O amor de Deus teve de lidar com a injustiça do homem  e teve que lidar com a ira de Deus. O amor de Deus não é uma coisa sentimental que pode apenas dizer: "Eu te amo tanto, e por isso vou ser bonzinho para você." Se isso fosse verdade, o livro de Romanos seria muito mais curto do que é. Na verdade, a Bíblia teria sido muito mais curta, e poderíamos ter ignorado a história horrível da morte do Filho de Deus. 

O amor de Deus é um amor cheio de sabedoria e um amor cheio de justiça e um amor cheio de verdade. É um amor que sustenta todos os outros atributos de Deus, ao invés de apagá-los. O amor de Deus trabalha sabiamente e legalmente e com justiça e verdade - nada escondido, nada suprimido. Leva a nossa injustiça e a justiça de Deus em conta, e lida com elas na morte e ressurreição de Jesus.  

Paulo deve querer que saibamos mais do que Deus nos ama e enviou Jesus para morrer por nós.  Evidentemente, é importante para Cristo e seu apóstolo Paulo, que os cristãos aprendam como o evangelho é o poder de Deus para a salvação. Porque ele nos diz como - no versículo 17.

Uma forte compreensão do Evangelho 
Por que falamos sobre isso? Preciso ressaltar isso, porque é simplesmente não bíblico que muitos cristãos têm hoje um conhecimento tão fraco - uma compreensão fraca - da nossa condição humana, sem a graça de Deus, e como Deus planejou nossa redenção, o que Deus fez em Cristo para nos salvar, como o Espírito Santo trabalhou em nós para nos converter, e como Deus continua a trabalhar (pelo evangelho!) para nos manter e nos purificar e nos preparar para o céu. 

Estas são as coisas que o Novo Testamento (especialmente romanos) se esforça para ensinar aos cristãos, e é Impressionante como muitos cristãos simplesmente não se importam de saber essas coisas e portanto, não tem conhecimento delas.

Então, eu estou salientando o verso 17, em vez de dizer: "Deus nos salvou por seu amor e isso é tudo que você precisa saber ". Paulo começa a explicar para nós como o evangelho salva crentes. Ele não apenas diz "Isso mostra o amor de Deus." Paul fica dentro do amor de Deus e mostra como Deus lida com os problemas reais do universo. Começamos a aprender quais são os problemas reais do universo. Há uma inimizade contra Deus e uma supressão da verdade e uma injustiça profunda da alma humana e existe uma ira santa de Deus todo-poderoso por trás de tais coisas que só um poder no universo pode superar - o evangelho de Jesus Cristo. Paulo nos mostra então como o poder do evangelho pode resolver esses problemas do universo. 
E ele escreve desta forma, porque nós, cristãos precisamos saber essas coisas. Eu não estou pedindo você fazer um curso de teologia. Eu estou pedindo para você ler e se preocupar com a palavra inspirada de Deus em Romanos 1:17. 

Irá continuar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário