20 de jan. de 2011

Estudo sobre o livro de Romanos - Parte VIII




Ser humilhado, mas não se envergonhar


Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16

No último estudo eu me concentrei nas primeiras palavras de Romanos 1:16, "Porque eu não sou envergonho do evangelho." Tentei deixar claro que há uma diferença entre estar envergonhado por causa do evangelho e sentir vergonha do evangelho. Se você é um cristão fiel, você vai ser envergonhado por causa do evangelho. Isto é, você vai ser alvo de humilhações. Mas há uma razão muito boa para você não tem que se envergonhar quando isso acontece.

Eu comparei a razão de Paulo com a razão de Jesus para não se envergonharem quando Eles foram envergonhados por causa do evangelho. Hebreus 12:2 diz: "Para o gozo diante dele [Jesus] suportou a cruz, desprezando a vergonha." O comportamento vergonhoso contra Jesus era feio e cruel e degradante ao máximo. Mas em vez de deixá-lo envergonhado, ou transformá -lo em alguém  fraco, ele fixou em seu coração na alegria que viria. Em outras palavras, a garantia do triunfo de sua morte e ressurreição para salvar os pecadores e reivindicar sua justiça, e trazê-lo para casa de Deus o impediu de ter vergonha ou desobedecer. Quando ele foi tentado a se sentir envergonhado, ele se concentrou a sua mente sobre o gozo que viria. Ele suportou a dor a curto prazo por causa do ganho de longo prazo.

E Paulo era assim também. Ele disse: "Eu não me envergonho do evangelho", - eu não me envergonho da mensagem e da realidade de Cristo crucificado pelos pecadores. Por que não? Porque "[o evangelho] é o poder de Deus para a salvação para todo aquele que crê." Trata-se da mesma maneira que Jesus venceu sentimentos de vergonha quando ele estava sendo envergonhado por causa do evangelho. Jesus olhou para a alegria e triunfo da sua cruz e ressurreição, Paulo olhou para o triunfo alegre do evangelho da salvação eterna.

Nós não evitamos os sentimentos de vergonha, alterando o evangelho para torná-lo popular e inofensivo (I Coríntios 1:18). Evitamos os sentimentos de vergonha, lembrando que o evangelho vai ser justificado no
final pelo triunfo. Lembramos que somente o Evangelho traz pecadores perdoados a uma alegria final e eterna. Nada no mundo pode fazer isso, exceto o evangelho de Jesus Cristo. Judaísmo, budismo, hinduísmo, islamismo – não tem um Salvador que pode resolver o problema da separação de um Deus santo dos pecadores. Nada oferece esperança pela graça apenas pelo trabalho. Apenas um mensagem salva pecadores e levá-os em segurança para a presença de Deus - o evangelho de Jesus Cristo. Só ele é o poder de Deus para a salvação.

Portanto, Paulo diria - o próprio Jesus diria - sofrer, sim. Ser mal interpretado, não. Ser envergonhado, sim. Mas não se envergonhar. Porque a mensagem da obra salvadora de Deus em Cristo é o triunfo final. Dor de curto prazo. Ganho a longo prazo. Para o gozo eterno, para a salvação que só o evangelho pode ganhar, toma a sua cruz, siga a Jesus e despreze a vergonha.

O evangelho é o poder de Deus para a Salvação

Agora, eu quero me debruçar sobre as palavras, "para ele [o evangelho] é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê." E eu vou fazer só uma pergunta: Qual é essa salvação que o evangelho traz tão poderosamente? Viremos responder a esta pergunta observando como a nossa fé se relaciona com o evangelho para trazer a nossa salvação.

Há outras questões cruciais, especialmente a questão de como o Evangelho torna-se o poder de salvar. Mas esse é o ponto do versículo 17. "O evangelho... É o poder de Deus para a salvação. . . Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé" é por isso que o evangelho é o poder de Deus para a salvação.

Portanto, a questão hoje é: Qual é essa salvação que o evangelho poderosamente traz? "O evangelho é o poder de Deus para salvação" Será que isso significa, " O evangelho é o poder de Deus para ganhar convertidos?" Eu acho que isso é verdade, mas eu não acho que isso é o que essa afirmação significa.

A razão que eu acho que é verdade que o Evangelho transforma as pessoas – traz-los ao arrependimento é porque Romanos 10:17 diz: "Assim também a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo" e 1 Pedro 1:23. - 25 diz: "Você nasceu de novo não de semente corruptível, mas que é imperecível, por meio da palavra viva e permanente de Deus. . . E esso é a palavra que vos foi evangelizada." Então é verdade que nascemos de Deus e nos convertemos por meio de ouvir a palavra poderosa de Deus, o evangelho.

E é verdade que esta conversão é chamada de "salvação" no Novo Testamento. Por exemplo, Efésios 2:8-9: "Porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não como resultado das obras, para que ninguém se glorie." Assim, a conversão para Cristo pela fé é chamada de "ser salvo". Se você é um crente em Cristo esta manhã, que "foi salvo". O livro de Romanos deve ser precioso além das palavras para você, porque, como nenhum outro livro da Bíblia, ele explica para você o que já aconteceu e como Deus salvou você – sua eleição, a sua predestinação, sua vocação, a sua justificação, a sua santificação e obediência da fé. Estas são todas parte do salvação que já está acontecendo em você através da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário