14 de jan. de 2011

Estudo sobre o livro de Romanos - Parte IV




Os chamados de Cristo


Romanos 1:6-7 


1 PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. 2 O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, 3 Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4 Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, 5 Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, 6 Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. 7 A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

 Paulo começou sua grande carta aos Romanos, identificando-se não em termos do que ele tinha conseguido, mas em termos de obra de Deus em sua a vida. Ele disse no versículo 1, que ele era um escravo de Jesus Cristo, isto é, Cristo tinha comprado ele e agora ele possui.  Então ele disse que ele é chamado para apóstolo. Então, novamente, é o que Cristo fez para ele, não o que ele fez. Ele enfatiza isso de novo no versículo 5: "Nós recebemos a graça e o apostolado." Assim, o convite de Paulo para ser apóstolo foi inteiramente pela graça. Então, no final doversículo 1, Paulo diz que ele está "separado para o evangelho de Deus." Novamente alguém, e não Paulo, atua para dar a Paulo a sua missão e sua identidade. Deus faz, como vimos, mesmo antes de nascer Paul (Gálatas 1:15).
Então, quando ele finalmente chega em versos 6-7 para descrever seus leitores em Roma (E por conseqüência, todos os cristãos!), Não é surpreendente que ele fale com a mesma ênfase sobre o que Deus fez, não o que temos feito. Não é que aquilo que fazemos o importante: o versículo 5 diz que o objetivo do apostolado de Paulo entre os gentios é a "obediência da fé". Mas quando ele descreve o que significa ter uma identidade cristã nos versículos 6-7, Paulo não coloca o foco no o que fazemos. Ele diz o que é feito para nós e por nós. 
Os chamados e amados
Ele usa duas palavras que são extraordinariamente importante no livro de Romanos e em toda a visão de Paulo da salvação. Precisamos refletir sobre essas palavras como a chave para a nossa própria identidade e o que significa ser cristão. As palavras são "chamados" e "amados". Versículo 6: "... Entre os quais [que é, as nações] também são chamados de Jesus Cristo, para todos os que são amados de Deus, em Roma, chamados para serdes santos: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. " 

Aqui está o Império Romano, e Paulo que é praticamente desconhecido neste grande império. E prega uma coisa que nunca foi ouvida antes, Jesus. E ele diz isso ao pequeno grupo de crentes na grande cidade de Roma, que Deus os amou e chamou-os e fez-lhes, em particular, o foco de sua herança de trabalho. Eles são os chamados de Cristo e os amados de Deus. Em outras palavras, em todos este império gigantesco e no mundo, Deus está lidando com eles de uma maneira especial. Que audácia afirmar isto! 

A magnificência do Senhor do Universo 
Coloque sua mente na magnificência de Cristo como o Senhor do universo, e sobre o poder e a sabedoria de Deus o Pai, que criou tudo isso e planejou tudo isso e tem gerido tudo isto, precisamente para a construção de sua igreja - o seu povo - trazendo à obediência da fé por causa de seu nome entre todas as nações. Cristo é o cumprimento das promessas antigas de Israel que um governante viria. E ele foi criado erguido dentre os mortos e foi ordenado Filho de Deus em poder. Então, hoje, por mais difícil que pareça, toda autoridade no céu e na terra pertence a Cristo. E se nós não sabemos disso e acreditamos nisso, com todo nosso coração, nós seriamos esmagadas pela grandeza resultante de tudo o que acontece no mundo. Na ausência dessa verdade, o cristianismo parece irremediavelmente insignificante e os cristãos uns bobos. 
Agora, de volta a essas duas palavras-chave: Paulo descreve os cristãos romanos - você e eu - não incidindo principalmente sobre o que fazemos, mas principalmente no que ele faz: ele diz que nós somos chamados e somos amados. Isso é o que nos faz Cristãos. Isso é o que devemos saber sobre nós mesmos, principalmente. Outras coisas são importantes, mas nada é mais importante que isso. 
Primeiro, no versículo 6 ele diz que somos "os chamados de Cristo Jesus." E depois, no verso 7 ele diz que somos "chamados santos." Assim, pelo menos duas vezes nestes dois versos, ele enfatiza que o que somos, como cristãos, é baseado no trabalho de outro, aquele que nos chama. 

O chamado de Deus não é uma idéia democrática 
Isso não irá mover-nos e encher-nos com a gratidão e admiração e com a adoração que deveria, enquanto nós pensarmos como os amantes da democracia pensam. Nós acreditamos no governo do povo, pelo povo e para o povo. Isso provavelmente não é uma má idéia para seres humanos que regem seres humanos. Mas quando isso é transferido para o modo como Deus governa o mundo, é uma idéia muito ruim. Isso cria a impressão de que os privilégios e os direitos humanos estão no centro do universo, e que a única coisa que deve distinguir uma pessoa da outra é o seu próprio esforço ou inteligência ou coragem. Caso contrário, todos devemos ser tratados iguais e Deus deve fazer para todos o que ele faz para qualquer pessoa. 

Mas e se o coração humano é corrupto e duro e rebelde e cego e praticamente morto espiritualmente como a bíblia diz (Efésios 4:18)? Nesse caso, a única coisa que a auto-suficiência pode produzir é mais morte. E a único coisa que pode salvar-nos da nossa própria corrupção é um chamado divina e sobrenatural, um poderoso despertar de Deus. Se dissermos (de forma democrática), que Deus deve chamar todos da mesma maneira, nós ainda não compreendem o quão profundamente pecador e rebelde e indignos somos. 

Se Deus chama alguém, é pela graça, totalmente imerecida. E ele não é obrigado a chamar todos se chama alguém, porque não chamar com base no mérito humano ou distinções humanas. A democracia parte do princípio dos direitos humanos universais, mas o homem rebelde, pecador não tem absolutamente nenhum direito em relação a Deus. Toda condenação divina é justa; Toda salvação divina é graciosa. Como Romanos 9:15 diz: "Deus tem misericórdia de que ele tem misericórdia." E o fato é que quando alguém é chamado das trevas para a luz, isso é uma maravilha da graça. 

Agora estou assumindo várias coisas aqui que eu preciso demonstrar a partir da Escrituras, a saber...
1), que é Deus quem chama e 2) que o seu chamado é um ato especial da graça na vida de alguns pecadores e não de todos, e 3) que este chamado é eficaz - ele cria o que é comandado. 

Deus é quem chama 

Quando Paulo diz no versículo 6, "Você é o chamado de Jesus Cristo", provavelmente não significa "chamados por Cristo Jesus." Ele provavelmente quer dizer, "Chamado por Deus à comunhão de Cristo Jesus." Digo isto porque isto é o que ele ensina em outra parte de Romanos e em suas outras cartas. Para exemplo, em 1 Coríntios 1:9 Paulo diz: "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. " Então, Deus chama, e o objetivo do chamado é para nos colocar em comunhão com seu Filho, Cristo Jesus. Então, em Romanos 1:06, a expressão "o chamado de Jesus Cristo" provavelmente significa: "aqueles que são chamados por Deus para pertencer a Jesus Cristo e desfrutar de comunhão com ele. " 

O apelo é um ato de graça para alguns pecadores

Outra coisa que precisa ser mostrado é que o convite de Deus para a comunhão de Jesus é dado a alguns, não todos, e que nenhuma injustiça é feito aqui, porque ninguém tem o direito ao chamado. Vejamos Romanos 8:28-30: " E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Aqui vemos claramente que nem todos são chamados. Todas as coisas não cooperam para o bem de todos, mas somente para aqueles que são chamados. Em seguida, no versículo 30 ele diz que mais uma vez: "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.". Então, novamente, não é todo mundo. O chamado "de Deus, como Paulo então, é especial e particular. Bem, então não devemos pregar o evangelho a todos? 
Na verdade devemos sim. 
Jesus espalhou as sementes do Verbo indiscriminadamente sobre todo tipo de solo (Marcos 4:14). E Paulo fez exatamente o mesmo: ele chegava a uma cidade e pregava o evangelho a toda a sinagoga ou na praça da cidade inteira. Ele  "chamava"  todos ao arrependimento, sem exceção (Atos 17:30). 

Mas esse apelo universal do evangelho (veja Mateus 22:14), que é o mesmo que o evangelismo e missões, não é o apelo que Paulo está falando em Romanos 1:6-7 e Romanos 8:28,30 (ou Romanos 9:24). Bem, o que é este convite - este convite para a comunhão de Jesus? Qual é o chamado que Paul está dizendo, "Aqueles a quem ele chamou, também justificou"? Deus faz não justificam todos. Mas ele justifica todos os chamados. "Qual é, então este convite/chamado?" 

Sue chamado cria que Ele ordena 

Isso nos leva à terceira coisa que eu estava assumindo a necessidade de demonstrar, ou seja, que o chamado de Deus, para comunhão de seu Filho é eficaz ou efetivo - realiza o que o seu propósito. Ele cria o que Ele ordena. O evangelho é uma oferta a todos que quem vê a glória de Cristo, e é atraído por ele, e recebe-o na sua beleza como a sua própria parcela preciosa na vida, e confia nesse Cristo glorioso será salvo. Todo aquele que ouve o evangelho e acredita que, com base na sua fé por si só, pode ser justificado e aceito por Deus. 
Mas quando o evangelho é pregado, qual a razão final para uma acreditar ou não? 
Por que você acredita? Ouça a Paulo em 1 Coríntios 1:23-24: "Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus."  Paulo prega indiscriminadamente a todos, conforme Romanos 1:5 diz. Como ele prega a todos e oferece a salvação a todos, a maioria dos judeus tem um Messias crucificado como um obstáculo. E a maioria dos gentios considerar um Senhor crucificado como tolice, e rejeitam ele. Mas, nesses dois grupos, entre aqueles que ouvem - fora deles - alguns são chamados (o chamado "diferente" do chamado universal a todos). E o 
efeito do seu apelo é que o Cristo não parece mais como um obstáculo, e não parece mais como loucura, mas ele parece como o poder e sabedoria de Deus. 
1 Coríntios 01:24: " Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus".

Por quê? Porque o chamado eficaz desperta os mortos, dá vista aos espiritualmente cegos, abre os ouvidos dos surdos espiritualmente, humilha o orgulhoso, amolece o duro, e traz a fé. É por isso que Paulo diz em Romanos 8:30, "Aqueles a quem ele chama, ele se justifica" - embora a justificação é pela fé (Romanos 5:1). O chamado de Deus leva embora todos os obstáculo do orgulho e faz a fé em Cristo irresistivelmente atraente, de modo que voluntariamente, livremente acreditamos. 
"Acorde, o Dorminhoco, ressuscite dentre os mortos"
 

Vamos terminar olhando para este processo milagroso em ação em 2 Corinthians 4:4-6. Ali Paulo diz: "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.  Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo." A rebelião do Homem e incredulidade são intensificadas pelo demônio que odeia a verdade e a vida. Mas se você não pode ver "a glória de Cristo" no evangelho por causa da rebelião, você não vai acreditar no evangelho. Vai parecer um obstáculo ou uma tolice. 

Então, o que deve acontecer? A pregação de Cristo e o amar as pessoas deve continuar (versículo 5): " Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. "Esse é o evangelho universal (não o chamado divino eficaz). 

Mas o que fará a decisiva diferença em quem é salvo? Será o chamado divino sobrenatural Deus, como no começo do mundo quando o seu chamado para a luz criou a luz. Versículo 6: " Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo".

Em outras palavras, até que Deus nos chame efetivamente como Ele chamou a luz, não vamos ver "a luz do conhecimento da glória de Deus no evangelho." E se nós não vemos isso, não vamos amar a luz, nem iremos para a luz (João 3:19-20). Mas se nós virmos, então viremos. Cristo não será mais um obstáculo ou uma loucura. Ele será para nós "o poder de Deus e sabedoria de Deus". E nósviremos a Ele e nos apegaremos n’Ele e vamos amá-lo e confiar nele. 

Isso é o que Paulo quer dizer em Romanos 1:06, quando ele diz: "Você romanos são os chamado de Jesus Cristo." Deus disse no nosso coração, "Haja luz", e você tem visto a sua glória, e viemos a Ele e chamamos por Ele, e Ele nos salvou e perdoou e aceitou, e o seu amor em nossos corações. Isso é o que tem acontecido com os Cristãos. 

Saiba quem você é. Aprenda a agradecer o vosso Deus, e viver humildemente na maravilhosa graça. 

E diga-me com cada crente, em nome de Cristo, e no o poder do seu Espírito: "Acorde, tu que dormes, levante dentre os mortos, e Cristo vai brilhar em você "(Efésios 5:14)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário