29 de jan. de 2011

CAP 17 - UM GUIA DE ESTUDO PARA O LIVRO DE ÊXODO 15:22-27



INTRODUÇÃO
Muitas coisas na história de Israel são chocantes. Quão rapidamente a descrença surge após os atos poderosos de Deus. Eles caminharam em terra seca através do Mar Vermelho enquanto Deus destruía o exército Egípcio. Três dias depois o louvor se tornou em murmuração. Isso exemplifica bem a natureza humana!
I. A LIDERANÇA DE MOISÉS – VERSÍCULO 22
Israel louvou a Deus no Mar Vermelho e sem dúvida ainda recolheu o espólio dos Egípcios afogados (Êxodo 14:30-31). Com essa feliz disposição de espírito Moisés os conduziu para viajar. Durante três dias eles caminharam através do deserto seco e árido. Podemos notar a mudança de humor deles quando o cansaço e a irritação chegaram.
II. MARA – VERSÍCULOS 23-25
Finalmente Israel chegou a um lugar onde havia água. O humor deles melhorou ao pensarem em quanto se refrescariam. Seus temores quanto a segurança de suas família e rebanhos acabaram. De repente, no entanto, a esperança se esvaiu. As águas eram amargas. Eles ataquem Moisés com espírito de murmuração.Vamos considerar algumas lições deste episódio:
Deus com freqüência nos guie à situações que provam a nossa fé. As provações não eram um sinal de que Deus os abandonou ou que Moisés estivesse errado.
A resposta apropriada para a os problemas e necessidades é a oração, não a murmuração. A primeira menção de murmuração nas Escrituras é encontrada no versículo 24. A murmuração reflete sempre uma atitude de pecado e rebelião. A atitude de Moisés em clamar a Deus em tempos de necessidade é muito melhor (Filipenses 4:6-7).
Os estudantes da Bíblia vêem na árvore mencionada no versículo 25 um tipo da cruz de Cristo. Os filhos de Deus, como os outros, sofram muitas vezes com as providências desanimadoras e dolorosas. Entretanto, nossas águas amargas são adocicadas pelo conhecimento de que Deus trabalha para que todas as coisas contribuam para o nosso bem (Romanos 8:28, Tiago 1:2-4). É a cruz do Calvário que torna possível esta providência especial (Gálatas 3:13, I Pedro 2:24). Deus nos abençoa em Cristo (Efésios 1:3, Romanos 8:32). Como Noemi, cujo nome significa "agradável" nós muitas vezes pensamos que a amargura será o destino de nossas vidas (Rute 1:19-22). Como Noemi, nós devemos aprender que nuvens carregadas de problemas, com freqüência derramam chuvas de misericórdia.
III. A PROMESSA DE JEOVÁ – VERSÍCULOS 25-26
Israel deveria aprender com esta situação. Deus que havia transformado as doces águas do Nilo em sangue, tornou as águas amargas em doce. Ele pode abençoar Seus filhos e julgar seus inimigos. Para Israel Ele é "Jeová Rophe’eka" o "Senhor que te sar
IV. ELIM – VERSÍCULO 22
Deus em Sua sabedoria intercala períodos de provações com períodos de descanso. Deus sabe a melhor maneira de nos conduzir.

Autor: Pr Ron Crisp 
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03 
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário