7 de dez. de 2010

Você está Perplexo? D. M. Lloyd-Jones


Qual a sua reação ao ver o estado em que o mundo se encontra no dia de hoje? Está surpreso com ele? Qual a sua reação face ao que está acontecendo diante de seus olhos, e que é tão popular e tão aplaudido? Aqueles que possuemdiscernimento e compreensão, diz lsaías (1.4), são deixados quase atônitos. O que podem dizer? A única coisa que podem fazer é levantar as mãos em horror. Estaríamos fazendo isto? Todo o propósito da Bíblia, todo o esforço da pregação, é nos levar a entender que devemos ver as coisas como elas são, desmas­caradas diante de nós. Nossos olhos precisam ser abertos, e então conheceremos a mesma perplexidade que possuiu o profeta antes de nós.
Mas, com o que o profeta está perplexo? Em primeiro lugar, com o caráter terrível do pecado e as coisas terríveis que produz. Podemos resumir a lição do quarto versículo colocando-o sob três títulos - três princípios.
Pecado, diz Isaías, é o que faz o homem e a mulherabandonar o Senhor e retroceder. Pecado é aquilo que os fazdesprezar "o Santo de Israel" e O provocar à ira. Eu mepergunto se já conseguimos capturar algo do significadodesta declaração extraordinária? O pecado faz as pessoas
desprezarem o todo-poderoso e eterno Deus e tudo o que Lhe pertence.
O mundo é exatamente como o filho pródigo. De acordocom a parábola de nosso Senhor, aqui estava um jovem, umdentre dois filhos. Havia sido educado por seu pai, que era,obviamente, um homem maravilhoso - bom, amoroso eatencioso. O filho tinha um lar maravilhoso, e nada lhe haviasido negado. Entretanto este filho mais novo começou apensar consigo mesmo de que tudo isto não era tãomaravilhoso quanto parecia, nem mesmo seu pai o era! Elecomeçou a ficar cansado com aquele tipo de vida e disse,"Vou sair daqui". Pensou que havia algo melhor em algum país distante; havia escutado histórias a respeito disso.
"Se apenas pudesses chegar lá!", diziam-lhe. "Isto aqui não é nada, você continua sendo um bebê, debaixo da mão de seu pai. Aquilo é que é vida."
E assim o filho decidiu ir embora. Abandonou seu pai,deixou seu lar, e saiu.
Isso, disse Isaías, foi o que os filhos de Israel fizeram. Isso é o que a humanidade fez. Deus fez o homem e a mulher à Sua própria imagem e os colocou no Paraíso. Deus o Paidescia e os visitava e conversava com eles, e tinham tudo que precisavam. Aquilo era o seu lar. Eles só precisavampegar do fruto do jardim. Não precisavam trabalhar paraconseguir seu pão com o suor de seus rostos; não precisavamcontender com os espinhos, cardos e arbustos. Mas o que os homens e as mulheres fizeram de acordo com a Bíblia, o que persistem em fazer, é deixar tudo isso de lado. Abandonam tudo o que é verdadeiro com respeito a seu Pai e seu lar; e os desprezam.
Disso, naturalmente, as pessoas não se conscientizam;porém lhes é ensinado por toda a Bíblia. "A inclinação dacarne", diz o apóstolo Paulo, "é inimizade contra Deus, poisnão é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser"(Romanos 8:7). O que é "a inclinação da carne"? E obstinação; é renunciar a Deus como pessoa, e a Sua lei, e a tudo o que Ele representa. Como é necessário que compreendamos isso! Como já vimos, estamos por demais apressados em nosdetermos em pecados particulares, mas pecado é muito mais importante do que pecados. Não haveria nenhum problema com pecados se não fosse o pecado. E o pecado básico é a atitude errada para com Deus.
Homens e mulheres foram feitos para glorificar a Deus e gozá-10. Mas, o que estão fazendo? Estão repetindo o que foi feito no início quando o primeiro homem e a primeira mulher começaram a questionar o que Deus havia dito e a escutar a sugestão do diabo: "E assim que Deus disse"? (Gênesis 3:1). Que direito tem Deus de falar? Aí se vê entrando a atitude errada para com Deus. Hoje homens e mulheres não mais glorificam a Deus. Não mais se deleitam em Deus. Eles O abandonaram.
E, naturalmente, homens e mulheres contradizem a simesmos. Em pecado, e como resultado da Queda, estãosempre muito ansiosos para chegar ao círculo mais elevado,para encontrar "as pessoas da classe mais alta", e chegar aotopo. Sempre estão clamando para conhecer pessoas impor­tantes, e ainda assim têm voltado as costas para Deus, abandonaram o Santo de Israel. Eles têm desprezado a companhia do Senhor dá glória; acham que conhecem alguém melhor! Começam assim, com essa atitude para com o próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário