7 de dez. de 2010

A Privacidade Na Vida Cristã



Ouvimos muito nos dias de hoje sobre a importância da privacidade. Trancamos portas, fechamos cortinas, e usamos senhas para proteger informações sobre contas bancárias. Numa sociedade livre, valorizamos o privilégio de viver a própria vida sem intervenção constante de outros. Embora a palavra privacidade não seja um termo usado na Bíblia (pelo menos não aparece nas traduções que consultei), existe um sentido válido de privacidade na vida cristã. Vamos considerar a importância e os limites da privacidade.
Respeitar a privacidade dos outros
A privacidade se refere ao que pertence a um indivíduo, às coisas particulares. A Bíblia enfatiza a importância de respeitar a propriedade e os direitos de outros, não invadindo o "território" do vizinho. Precisamos aplicar este ensinamento em vários aspectos da nossa convivência com outros:
Não devemos divulgar tudo que sabemos sobre a vida dos outros. "O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos" (Provérbios 16:28). "O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios"(Provérbios 20:19). "Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio" (Provérbios 17:27-28). "A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias" (Provérbios 19:11). "O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias" (Provérbios 21:23).
Devemos respeitar as posses dos outros. É errado furtar (Efésios 4:28). Deus condena as pessoas que mudam os marcos, não respeitando a propriedade dos outros (Oséias 5:10). Foi por tal crime, entre outros, que Deus condenou Acabe e Jezabel (1 Reis 21:8-19). Mas, não é somente o ato de tomar o que pertence ao outro. Tanto na Antiga como na Nova Aliança, Deus condenou qualquer espécie de cobiça (Êxodo 20:17; Efésios 5:3).
Não falar sobre pecados particulares já corrigidos
Quando alguém peca contra nós, devemos procurar resolver o problema a sós, sem envolver mais ninguém. Se a pessoa reconhecer o seu erro e se arrepender, o assunto deve morrer ali (Mateus 18:15). Jamais devemos usar algum erro já corrigido para difamar o irmão ou destruir a sua reputação: "O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos"(Provérbios 17:9). Mas, não devemos interpretar essas instruções erradamente. A idéa de encobrir o pecado não é de esconder, justificar ou ignorá-lo (Provérbios 17:15). O pecado é coberto quando o pecador se converte do caminho errado (Tiago 5:19-20). Quando o irmão não se arrepende, é necessário envolver outras pessoas para que esse possa ser salvo (Mateus 18:16-18).
Manter a privacidade e a decência
Desde Gênesis 3, quando o homem se tornou capaz de discernir entre o bem e o mal, Deus tem ensinado sobre a importância de privacidade em relação ao corpo humano. Uma vez que o homem perdeu a sua inocência e ingenuidade, era necessário usar roupas. Diferente das atitudes de hoje em dia em que homens carnais exaltam a nudez nas ruas em época de Carnaval, ou incentivam a indecência nas vestes usadas na praia ou até na rua, Deus exige mais do que o mínimo em termos de vestimenta. Adão e Eva tentaram cobrir uma parte do corpo, mas Deus lhes fez roupas adequadas (Gênesis 3:21). A nudez pública é sempre tratada na Bíblia como motivo de vergonha (Isaías 20:4; Ezequiel 22:10; Apocalipse 3:18; 16:15). Deus não quer que o corpo humano seja exposto publicamente.
Nada escondemos de Deus
O servo do Senhor não se enganará, tentando esconder a sua vida de Deus. Pelo contrário, ele buscará a participação do Senhor nos seus planos e decisões: "Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos" (Provérbios 16:3). Ninguém é capaz de ocultar as coisas de Deus: "E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas" (Hebreus 4:13). Esse fato é motivo de medo para os ímpios, e de conforto na vida dos servos fiéis: "Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males" (1 Pedro 3:12).

- Dennis Allan

Nenhum comentário:

Postar um comentário