9 de dez. de 2010

A necessidade de viver em Deus - John Piper

 
viver cristão é sobrenatural ou não é nada. A igreja é cons­tituída de "pedras que vivem", edificadas como "casa espi­ritual" (1 Pe 2.5). "Espiritual" é o oposto daquilo que é meramente natural. Significa ser habitado, guiado e capacitado pelo sobrenatural Espírito de Cristo.

Paulo fez distinção entre o "homem natural" e o "homem espiritual" (1 Co 2.14-15). Ele disse que vivem "segundo os homens" aqueles que se comportam como pessoas naturais (1 Co 3.4). Os crentes não são meros homens. Eles são "homens espirituais". Deus habita neles (1 Co 6.19). Os crentes têm uma vida nova, sobrenatural, fluindo através deles. Vivem com um poder que não é deles mesmos. Não podemos ser a igreja sem esta experiência. O chamado para negarmos a nós mesmos, por causa do amor, retribuirmos o malcom o bem, perdoarmos setenta vezes sete, suportarmos uns aos ou­tros e continuarmos fazendo isso, com alegria por cinqüenta, sessenta ou oitenta anos não é possível ao homem natural. Só é possível sobre­naturalmente.

Para sermos a igreja, temos de viver em Deus. "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (Jo 15.5). Precisamos de poder sobrenatural para perseverarmos com paciência no tipo de amor que nos define como igreja de Cristo. Por isso, Paulo rogou que fôssemos "fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria" (Cl 1.11). Precisamos de um poder que corresponde à glória de Deus, para perseverarmos no amor com alegria e paciência, até morrermos.

Assim, temos de procurar viver em Deus. Para sermos a igreja, precisamos experimentar o poder sobrenatural todos os dias. Um dos passos cruciais nesta direção é estarmos plenamente convencidos disto. Precisamos meditar em passagens das Escrituras que enfatizam a realidade sobrenatural da vida cristã, a fim de experimentarmos tal poder. Considere o seguinte.

Toda vida dedicada à piedade sofrerá perseguição eflição. "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Tm 3.12). "Através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus" (At 14.22). Como este sofrimento pode ser suportado? Paulo responde: "Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor,... participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus" (2 Tm 1.8). No poder de Deus, e não em nosso poder. O viver cristão é sobrenatural.

A vida cristã não é somente marcada por perseguições e aflições, é também uma vida de trabalho significativo e prazeroso na causa de Cristo. "Sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra doSenhor" (1 Co 15.58). Onde encontraremos força para perseverarmos e não desanimarmos nesta obra? Novamente, Paulo responde: "Para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível,segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim" (Cl 1.29). Labutamos e nos esforçamos, mas o poder que vem de Deus, quando confiamos nEle e buscamos a sua glória. É uma obra sobrenatural.

Faltaria tempo para referir-me a todos os textos em que Paulo fala sobre este assunto. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4.13). "Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boã vontade" (Fp 2.12-13). "Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" (Ef 6.10). "Mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2 Co 12.9). "Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo" (1 Co 15.10). "Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras" (Rm 15.18).

Uma vez que estivermos convencidos de que o viver cristão normal é sobrenatural, se desejamos ser crentes, dobraremos os joe­lhos em obediência à ordem de Jesus para orarmos, a fim de sermos fortalecidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário