13 de out. de 2010

Todo Conselho de Deus – Martyn Lloyd-Jones

 

Isto significa que tomamos todo o corpo de doutrina cristã; não nos concentramos em partes particulares dela. Não é de admirar que a Igreja Cristã esteja como está, formando movimentos para salientar unicamente uma doutrina. Essa é uma parte crucial de todo o nosso problema atual. Temos que assumir a doutrina completa. O apóstolo Paulo se refere a isto em suas últimas palavras aos presbíteros desta igreja de Éfeso, palavras registradas em Atos, capítulo 20. Ele estava viajando para Jerusalém, e os presbíteros de Éfeso desceram a Mileto para encontrar-se com ele. O apóstolo teve a alegria e a satisfação de poder dizer que lhes tinha anunciado "todo o conselho de Deus". Não havia nada que ele deixasse sem dizer. Semelhantemente, não há parte alguma da doutrina cristã que eu e vocês possamos dar-nos ao luxo de ignorar. Devemos estudar todas as partes das Escrituras; e é bom ler a B íblia inteira uma vez por ano. Não deixem nada fora, leiam a história, leiam tudo. Tomem cada parte e parcela da doutrina. Não parem na evangelização, não parem na justifi¬cação, não se detenham na santificação; estudem a glorificação, estudem a profecia, tomem toda a doutrina. Nada causa tanta fraqueza e tanto fracasso na Igreja Cristã como o nosso erro de não nos revestirmos de "toda a armadura de Deus".

Também é necessário acentuar que todas as partes do seu ser devem estar envolvidas nesta vida cristã. A sua mente, por exemplo, precisado "capacete da salvação". Nunca negligenciem a sua mente nestas questões. A idéia de que o cristianismo é apenas uma forma de emocionalismo ou de sentimentalismo - como o mundo está constante¬mente sugerindo-é totalmente errada; e se nós estamos dando ao mundo ocasião de pensar e falar assim de nós, somos muito pobres soldados do exército cristão.

Mas não se detenham na mente. O coração precisa de proteção de igual maneira. Certas pessoas são muito cuidadosas na proteção da mente; são versadas em teologia, erros e heresias; porém se descuidam do coração, e o resultado é que muitas vezes são feridas e derrotadas. Caem à beira do caminho por negligenciarem este órgão vital.

Igualmente com relação à vontade. O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, fala em conservar "a fé, a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio nafé"(l Timóteo 1:19). Eles estavam dando atenção ao aspecto intelectual da fé, todavia não estavam "mantendo boa . nsciência"; estavam negligenciando a vontade e o aspecto prático. O resultado, diz Paulo, foi que eles "fizeram naufrágio" em sua fé e em suas vidas. "Tomai toda a armadura de Deus", todas as suas partes e cada uma delas, a fim de que cada parte da personalidade esteja coberta e protegida. Não há nada que nos cause tanto regozijo na v ida cristã como o fato de que ela afeta o homem completo. Nenhuma outra coisa faz isso. Vocês podem ter sociedades intelectuais no mundo; entretanto, elas são frias e sem coração. Existem interesses emocionais, sentimentais no mundo; mas não têm nada para a mente. Outros se concentram na ética, porém não têm entendimento espiritual, e não têm conforto e consolação para oferecer-nos. No entanto, o ensino bíblico toma o homem todo e governa a personalidade inteira. "Toda a armadura de Deus"!

Mas, tendo salientado isso, observem como, ao mesmo tempo, o apóstolo tem todo o cuidado de tratar minuciosamente das diversas peças. "Toda" inclui cada uma das peças. Nunca negligenciem os detalhes. Não deixem parte alguma da alma sem proteção - "Com oração veste cada peça".

Não deixe de pôr toda a armadura; Com oração veste cada peça.

Que perfeito equilíbrio há aqui, como sempre há nas Escrituras, no ensino da Palavra de Deus!

Esse é o equilíbrio que devemos demonstrar neste combate espiritual, nesta guerra cristã. Como o inimigo ainda está à espera e nos vigia com toda a sua astúcia, com todo o seu engenho, com todo o seu poder, há somente um modo de resistir. "Fortalecei-vos no Senhor e na forçado seu poder." Revista-se de toda a armadura que Deus providenciou para você. Vista-a, peça por peça. Não deixe nenhum lugar desprotegido em sua alma, mas faça uso do equipamento completo que Deus, em Sua graça infinita, providenciou para você, no Senhor Jesus Cristo e em Sua grande e gloriosa salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário