18 de out. de 2010

Fortalecei-vos no Senhor!! - Lloyd-Jones

 

“Fortalecei-vos no Senhor” - Sem dúvida, isso tem grande efeito sobre os que estão observando. Todos nós estamos sendo observados no presente. O mundo é muito infeliz, os homens e as mulheres não sabem o que fazer, não sabem aonde ir. Quando vêem alguém que parece calmo e firme, alguém que não se deixa transtornar num tempo como este, alguém que parece ter discernimento na situação toda, e que vê além disso tudo, eles olham e dizem: "Que será isso? Qual será o segredo dessa pessoa?" E assim você se torna um evangelista simplesmente mostrando resistência e se "fortalecendo no Senhor e na força do seu poder". Você não é arrastado pela onda, não faz coisas só porque os outros as estão fazendo, você tem os seus próprios princípios, e está pronto a lutar por eles e a morrer por eles. Muitas vezes tem sido esse o meio, sob a bênção de Deus, para despertar outros e convencê-los do pecado, e levá-los a começar a buscar a Deus.

Em nossa vida diária, seja qual for a nossa vocação terrena, todos nós vivemos numa espécie de círculo; estamos cercados de pessoas que o diabo cegou e que ele, a seu talante, leva por maus caminhos (2 Timóteo 2:26). Você nunca sabe quando o simples fato de que você está "resistindo" - não estou pedindo que você seja pretensioso, não estou pedindo que você fale, necessariamente, mas estou apenas pedindo que você mostre que pode resistir quando todos os outros estão falhando, você nunca sabe, repito, quando isso pode prender a atenção e abrir uma porta de oportunidade para o evangelho de salvação, o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Eis aí uma razão pela qual devemos fortalecer-nos no Senhor e na força do Seu poder.

Também temos que dar-nos conta das nossas fraquezas e da nossa necessidade de ajuda. Essa é a pressuposição que está por trás daquilo que o apóstolo está dizendo aqui. Ele não está preocupado com isto somente por causa do inimigo, mas está igualmente preocupado por causa da nossa fraqueza, por causa da nossa falta de forças; e, de novo, o melhor modo de perceber esta incapacidade é entender algo do poder do inimigo. Há amplo ensino na Bíblia para dar a você esse conhecimento. Vá ao princípio da Bíblia. Você vê ali um homem chamado Adão, que era sem pecado e perfeito. Entretanto, é confrontado pelo diabo e pela manifes tação "das astúcias do diabo". Embora fosse perfeito e tivesse tido uma vida de amizade e comunhão com Deus, ele caiu; e caiu tão facilmente! A astúcia do inimigo, com a sua insinuação de que Deus estava contra o homem, de que Deus era injusto com o homem, foi demais para Adão, e ele caiu. Quando o diabo lança o seu ataque, que é o homem, embora perfeito e criado à imagem de Deus? Adão caiu. E se Adão, naquele estado de perfeição, caiu, quem somos nós para resistir?

Mas, prossigamos. Vejamos os santos do Velho Testamento, todos eles, os patriarcas, os reis piedosos e os profetas. Todos eles caíram, nenhum deles pôde resistir ao diabo. Ele é "o valente que guarda, armado, a sua casa, e mantém em segurança tudo quanto tem". Todos os homens falharam, todos eles "pecaram e destituídos estão da glória de Deus"; eles sucumbiram às "astúcias do diabo".

Esse tem sido o testemunho universal de todos os santos cristãos, dos maiores santos através dos séculos. Um dos sinais característicos do verdadeiro santo é que ele nunca dá a impressão de que ávida cristã é fácil - nunca! O homem que dá a impressão de que é fácil confundiu o cristianismo com alguma outra coisa; usa um atalho que ele imagina que o levava um lugar onde tudo é muito simples. Mas o caminho do cristão não é esse, jamais. Os maiores santos sempre deram testemunho da feroci dade da batalha, da sua fraqueza pessoal, da sua incapacidade. Lamen tavam isso. Portanto, estejamos atentos ao que nos está dizendo hoje essa grande "nuvem de testemunhas".

No entanto, permitam-me recomendar-lhes que examinem tam bém a sua experiência pessoal. Se você acha que é um cristão muito forte, permita que lhe pergunte por que você falhou tanto, e por que ainda falha? Que acontece com as suas resoluções e com os seus propósitos? Por que você se vê tantas vezes na situação de arrependimento? Por que às vezes o assaltam sentimentos de completa desesperança e de quase desespero? A que se deve isso? Deve-se tudo ao simples fato da nossa fraqueza; é porque somos incapazes e infalíveis.

Mas devemos encarar isso com sinceridade. Não é suficiente dizer de modo geral, "Sim, eu sei que o inimigo é muito forte, como você diz, e que eu sou fraco". Temos que persuadir-nos da nossa fraqueza. Isso é meio combate. Precisamos saber que estamos mal; noutras palavras, precisamos entregar-nos a muito auto-exame. É por isso que as pessoas dão tão pouca atenção ao nosso texto bíblico; é por isso que sabemos tão pouco sobre o que é resistir, e fortalecer-nos no Senhor e na força do Seu poder; nunca nos demos conta da nossa necessidade. "Os sãos não necessitam de médico" (Marcos 2:17). Esse era o principal problema com os fariseus. Achavam que estavam em boas relações com Deus; não iam ao médico; não havia nada de errado com eles. Não vamos ao médico enquanto achamos que está tudo bem conosco; temos que aperceber-nos de que estamos "doentes". Todavia isso significa exame, auto-exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário