5 de out. de 2010

Ele nos levou ao Pai – John Piper


... Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, 1 Pedro 3.18
... agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Efésios 2.13

Afinal, Deus é o evangelho. Evangelho significa "boa nova". O Cristianismo não é primeiramente teologia, mas notícia. É como quando prisioneiros de guerra ouvem num rádio escondido que os aliados já venceram e o salvamento é apenas questão de tempo. Os guardas não sabem por quê eles estão tão felizes.

Mas qual o bem final nas boas novas? Acaba tudo numa só coisa: o próprio Deus. Todas as palavras do evangelho levam a ele, ou não é evangelho. Por exemplo, a salvação não é uma boa notícia se ela apenas salva do inferno e não para Deus. O perdão não é uma boa nova se apenas alivia o sentimento de culpa, mas não abre o caminho para Deus. A justificação não é boa notícia se apenas nos torna legalmente aceitáveis a Deus, mas não traz co¬munhão com Deus. A redenção não é uma boa nova se apenas nos liberta da escravidão, mas não nos leva a Deus. A adoção não é uma boa nova se apenas nos coloca na família de Deus, mas não nos põe em seus braços de amor.

Isso é de importância essencial. Parece que muitas pesso¬as abraçam o evangelho sem abraçar a Deus. Não existe evidência certa de que tenhamos um novo coração apenas porque queremos fugir do inferno. Tal desejo é natural, não sobrenatural. Não é preciso um coração novo para desejar o alívio psicológico do perdão, ou a remoção da ira de Deus, ou a herança do mundo de Deus. Todas essas coisas são compreensíveis sem uma transformação espiritual. Você não precisa ser nascido de novo para querê-las. Até os demônios as desejam.


Não é errado desejá-las. E até loucura não desejá-las. Mas a evidência de que fomos transformados é que desejamos essas coisas porque elas nos levam a ter prazer em Deus. É esse o maior bem pelo qual Cristo morreu por nós. "Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus - (lPe3.18).


Por que é essa a essência das boas novas? Porque fomos feitos para experimentar a plena e duradoura felicidade de ver e saborear a glória de Deus. Se nossa maior alegria vem de menos que isso, somos idolatras e desonramos a Deus. Ele nos criou de tal forma que sua glória se manifesta em nossa alegria nela. O evangelho de Cristo são as boas novas que, ao preço da vida do seu Filho, Deus fez tudo o necessário para nos enlevar com quem nos fará eterna e crescentemente felizes, ou seja, ele mesmo.


Muito antes de Cristo vir ao mundo, Deus se revelou como fonte do pleno e duradouro prazer. "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na rua destra delícias perpetuamente" (SI 16.11). Então, ele enviou Cristo para sofrer "para que nos leve a Deus". Ou seja, enviou Cristo para nos levar à mais profunda, mais duradoura felicidade possível o ser humano. Ouça, então, o convite: Desvie-se dos "prazeres transitórios do pecado" (Hb 11.25) e venha às "delícias perpetuamente". Venha a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário