31 de ago. de 2010

Por que Deus deve ser amado? - Bernardo de Claraval (1090-1153)

Você se pergunta: "Por que Deus deveria ser amado?". Respondo: a razão de amarmos a Deus é o próprio Deus. E por que Deus deve ser amado para o bem dele mesmo? Simplesmente porque ninguém pode ser mais corretamente amado que Deus, ninguém merece mais nosso amor. Alguns perguntarão se Deus merece nosso amor ou se existe algum benefício em amá-lo. A resposta às duas perguntas é afirmativa, entretanto não vejo motivo mais nobre para amá-lo que ele próprio.


Deus tem direito ao nosso amor. Por quê? Porque ele se entregou por nós apesar de não sermos merecedores. O que mais poderíamos oferecer-lhe? Se perguntarmos por que Deus tem direito ao nosso amor, devemos responder: "Porque ele nos amou primeiro" (I joão 4.19). Deus sem dúvida merece nosso amor, principalmente quando consideramos quem é aquele que nos ama, quem somos nós e quanto ele nos ama.


Mas, quem é Deus? Não é aquele de quem todo espírito dá testemunho: "Tu és meu Deus"? Deus não tem necessidade de nossas posses terrenas. O verdadeiro amor é exatamente assim: não busca interesse próprio. Quanto ele nos ama? Ele amou o mundo de tal maneira que entregou seu único Filho. Ele deu sua vida por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário