9 de jul. de 2010

Velho Homem

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjuBKRoyvuKw0uD3VmRX2PLlr8ZRA_naA537iZHco0HuwHBu4fuDHWIXBSyjwBFsP1U5AEnCDeHeDMwg6eFsfosio8Ct1aj5huk0S_0uQir7CVHWFwXXswUhCoehUGuOWUZ1UU0Xg4oDE/s320/Cruz+Vazia.jpg

“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado”. Romanos 6.6
Talvez este seja um dos maiores gigantes que temos que lutar durante nossa conversão, e ainda em bom parte da caminhada cristã. O que quer dizer velho homem? É o nosso homem interior corrompido pelo pecado, a nossa velha natureza, que traz traços malignos, herdados dos nossos pais, são aqueles hábitos perversos e impuros, imorais mesquinhos e egoístas que a nossa natureza carrega.
O fato é que a maioria dos cristãos, depois de muito tempo de conversão, ainda não matou seu velho homem – não crucificou, como diz o versículo – ou seja, ainda cultivam traços e características de sua velha natureza e isso é evidenciado com maior intensidade contra o próximo: hostilidade, rancor, maldade, inveja, ira, dissimulação, contendas; e também as individuais: natureza imoral, iracunda, desonesta, etc. Evidenciando assim uma conversão falha, ou seja, não houve regeneração, talvez até tenha havido em parte, mas em muitos casos não houve nenhuma regeneração!
O velho homem continua lá, mais vivo do que nunca... Alguns conseguem escondê-lo, maquiá-lo e até pensam que o venceram, por passar algum tempo em paz com o próximo e consigo, mas ao se confrontarem com as pressões e provas inesperadas, são então tentados e o velho homem se manifesta com toda sua força: a velha natureza, os velhos hábitos visíveis e também os ocultos.
Essa é uma grande verdade no meio cristão atual, que deixam muitos tristes e desencorajados. Como vencê-lo então? Só há uma maneira: é se revestir do novo homem isso é da natureza de Cristo, dar lugar ela, mas como? Através das Escrituras, não só para obter sabedoria, mas para aplicá-la no seu dia-a-dia, fazendo com que a Palavra de Deus funcione como um formão, de maneira a esculpir seu caráter
Outro ponto fundamental é a profunda comunhão do cristão com o Espírito Santo, que é quem regenera o homem, se tornando assim participante da natureza divina (1Pe. 1.4) de tal maneira que  o velho homem não irá resistir! Ele irá morrer, ser crucificado! Você pode me dizer: “eu tento fazer isso, mas não funciona” (ler a Bíblia, orar e jejuar).
Mas é claro que não funciona! Está faltando o essencial: você se render, se entregar, dar lugar ao novo homem em Cristo! Parar de resisti-lo... Você já imaginou que pode estar resistindo ele? Não lute mais contra Cristo, não O resista mais.
Não defenda mais seu velho homem como você faz, não tenha mais sabor por ele. Deixe-o morrer, permita que Cristo o leve; então você será revestido da nova natureza, e gozará de novas características, novos hábitos, novo coração, nova mente... O processo de regeneração estará no seu ápice, e você poderá dizer: “sou uma nova criatura“ (2Co. 5.17), e dirá também: “eu venci, venci com o poder de Cristo o velho homem!

Pr. Paulo Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário