14 de jul. de 2010

Terminamos com Gratidão , começamos pela Fé – John Piper




Um abraço pode ser oferecido somente com o coração, ou com os braços, dependendo da proximidade e do grau de emoção. Em qualquer caso, porém, a gratidão abraça a pessoa com sentimentos de satisfação pela benevolência recebida no passado, e a fé, pelas promessas futuras de nos ajudar.

Isso é o que representa cada momento: o início do resto de sua vida e o final do passado. Por isso deve ser governado tanto pela gratidão como pela fé.

Certamente, isso só é possível se você enxergar o mundo de certa forma. Se você o vir como o biólogo Richard Dawkins, não experimentará seus momentos assim. Como naturalista, ele vê um mundo sem Deus:

Como os bandidos bem-sucedidos de Chicago, nossos genes têm sobrevivido... num mundo altamente competitivo... (e assim) a qualidade predominante num gene bem-sucedido deve ser a da insensibilidade egoísta... Nós somos máquinas que sobrevivem, robôs programados para preservar as moléculas egoístas conhecidas como genes.

Se você vê o mundo dessa forma, não há pessoas para abraçar, mas somente máquinas biológicas; nenhuma afeição pessoal para sen¬tir, mas somente programações genéticas; nenhuma boa vontade a respeito do passado ou promessa para o futuro, mas somente insensibilidade, cegueira, "egoísmo" genético, que significam uma sobrevivência negligente do poder predominante.

Entretanto, se você vir o mundo como Gustav Oehler (professor alemão luterano do Antigo Testamento em Tübingen, 1812-1872), experimentará seus momentos de forma diferente. Ele disse:

Fica claro que o Antigo Testamento ensina sobre uma Providência que envolve tudo [...] Não existe nenhum espaço para o acaso no Antigo Testamento [...] Mesmo a morte acidental dos homens está sob a direção de Deus (Ex 21:12,13).2

Por esse ponto de vista, olhar para trás é olhar para a providência passada de Deus: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem" (Gn 50:20). E olhar para a frente significa olhar para a futura providência de Deus: "O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos" (Pv 16:9). "Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai" (Mt 10:29).

"Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre" (SI 23:6).

Se você vê o mundo pela ótica bíblica e segue sua humilde aceitação dele, cada momento será um motivo de gratidão pelo passado e de fé pelo futuro. As implicações práticas dessa maneira de pensar são importantes. Por exemplo, a gratidão é um dos sentimentos mais humildes; e a fé, um dos mais ousados. Apenas pense que tipo de pessoa seríamos no próximo ano, pela causa de Cristo, se continuamente nos curvássemos ao olhar retrospectivo de gratidão e nos encorajássemos diante do futuro de fé! Não, não apenas pense sobre isso. Persiga esse objetivo, com a mente e o coração.

Gracioso Pai, concede-me um humilde espírito de gratidão. Faze-me sentir a preciosidade da graça obtida. Dá-me uma honesta lembrança da misericórdia recebida. Perdoa-me pelo orgulho do esquecimento dos dons recebidos e da insensível falta de gratidão. Desperta fé em minha alma instável e concede-me forte confiança em tuas firmes promessas. Onde o passado e o futuro se encontram, faze-me humilde e ousado. Em nome de Jesus e por sua causa. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário