9 de jul. de 2010

Desejo dos Cristãos que buscam o Prazer - John Piper

http://www.editorafiel.com.br/fotos_produtos/internas/f02022.JPG
 
O que os cristãos que buscam o prazer mais amam

Isso é também a fonte de vida para o cristão que busca o prazer. Porque o que ele mais ama é a experiência da graça soberana de Deus enchendo-o e transbordando para o bem dos outros.
Missionários cristãos que buscam o prazer amam a experiência de "não eu, mas a graça de Deus comigo" (ICo 15.10). Eles se regalam na verdade de que o fruto do seu labor missionário é totalmente de Deus (ICo 3.7; Rm 11.36). Eles sentem apenas alegria quando o Mestre diz: "Sem mim, nada podeis fazer" (Jo 15.5). Eles saltam como cordeiros diante da verdade de que Deus tirou o peso insuportável da nova criação dos ombros deles e o pôs sobre os seus.
Sem relutar, eles dizem: "Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus" (2Co 3.5). Quando voltam aos países de origem para descansar e divulgar o trabalho, nada lhes dá maior alegria do que dizer às igrejas: "Não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir gentios à obediência" (Rm 15.18). "Com Deus, tudo é possível!" — primeiro, essas palavras conferem esperança, e depois, humildade. Elas são o antídoto para desespero e orgulho — o remédio missionário perfeito.

Incentivos da graça soberana ao trabalho missionário

Essa grande confiança do empreendimento missionário é apresentada mais uma vez por Jesus em João 10.16, com palavras diferentes: Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
Veja três incentivos muito fortes nesse texto para missionários da linha de frente:

1) Cristo tem mesmo outras ovelhas fora do atual rebanho! Elas foram "compradas de toda tribo, língua, povo e nação" (Ap 5.9). Os filhos de Deus "andam dispersos" (Jo 11.52). Nenhum missionário jamais poderá alcançar um grupo oculto e dizer que Deus não tem os seus lá.
Foi exatamente assim que o Senhor animou a Paulo quando eslava abatido em Corinto, confrontado pela "impossibilidade" de plantar uma igreja naquele solo rochoso: Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade" (At 18.9, 10).
Em outras palavras, anime-se! Pode parecer impossível, mas Deus tem um povo escolhido (as "outras ovelhas", de João 10.16), e o Bom Pastor conhece as que são suas e as chamará pelo nome, quando você pregar fielmente o evangelho.

2) Isso nos leva ao segundo incentivo ao trabalho missionário em João 10.16, que está nestas palavras: "A mim me convém conduzi-las". Cristo tem a necessidade divina de reunir as suas ovelhas.
Ele tem de fazê-lo. Ele tem de fazê-lo. Todavia, é claro que isso não nos leva à idéia hipercalvinista de que ele o fará sem nos usar como instrumentos. William Carey, "pai das missões modernas", prestou um grande serviço à causa missionária da linha de frente quando publicou, em 1792, seu livrete intitulado: Uma averiguação da obrigação dos cristãos de usar meios para a conversão dos pagãos.
Deus sempre usará meios. Jesus deixa isso claro quando diz: "Não rogo somente por estes, mas
também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra" (Jo 17.20). Mesmo assim, Carey acreditava, como o Senhor ensinara, que ele era incapaz e que na verdade era Cristo quem chama e salva e opera em nós o que lhe agrada (Hb 13.21). Depois de 40 anos de realizações espetaculares (por exemplo, ele traduziu toda a Bíblia para o bengali, oria, marati, hindi, assamês e sânscrito, e partes dela para 29 outras línguas), William Carey morreu; e o epitáfio simples em seu túmulo dizia, a seu pedido:

WILLIAM CAREY

Nascido a 17 de agosto de 1761
Falecido em junho de 1834
Eu, verme miserável, pobre e incapaz,
Caio em teus braços carinhosos.

O grande incentivo de João 10.16 é que o próprio Senhor fará o que é impossível para os "pobres, incapazes vermes" como nós. "Ainda há outras [ovelhas] que me pertencem e não estão neste curral. É preciso trazer também essas (BLH)".

3) O terceiro incentivo desse versículo é que as ovelhas que ele chama virão com certeza. "É preciso trazer também essas, e elas ouvirão a minha voz." O que é impossível aos homens, é possível para Deus! Quando Paulo terminou de pregar na cidade de Antioquia [da Pisídia], Lucas descreve assim os resultados: "Creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna" (At 13.48). Deus tem uma pessoa em cada povo. Ele a chamará com poder criador. E eles crerão!
Que poder há nessas palavras para vencer o desânimo nos lugares difíceis da vanguarda! A história de Peter Cameron Scott é uma boa ilustração do poder de João 10.16. Ele nasceu em Glasgow em 1867 e foi o fundador da Missão para o Interior da África. Todavia, seu começo na África foi tudo, menos auspicioso. Sua primeira viagem ao continente terminou com um ataque muito sério de malária, que o mandou de volta para casa. Depois de se recuperar, ele resolveu voltar.
Esse retorno foi especialmente gratificante para Scott, porque dessa vez seu irmão John o acompanhou. Não demorou muito, porém, e John foi fulminado pela febre. Totalmente só, Peter enterrou seu irmão e, na agonia daqueles dias, reconsagrou-se à pregação do evangelho na África.
Mais uma vez, no entanto, sua saúde cedeu, e ele teve de voltar à Inglaterra. Como fazer para sair da desolação e depressão daqueles dias? Ele se consagrara a Deus. Todavia, onde encontrar a força para voltar novamente à África? Aos homens era impossível! Ele encontrou Torças na abadia de Westminster. O túmulo de David Livingstone está ali. Scott entrou em silêncio, encontrou o túmulo e ajoelhou-se diante dele para orar. A lápide diz:

TENHO OUTRAS OVELHAS
QUE NÃO SÃO DESTE REBANHO;
PRECISO TRAZER TAMBÉM ESSAS.

Scott levantou-se com uma nova esperança. Voltou à África, e a missão que ele fundou é uma força vibrante e crescente em prol do evangelho na África hoje. Se sua maior alegria é experimentar a graça de Deus enchendo você e transbordando para o bem dos outros, então a melhor notícia em todo o mundo é que Deus fará através de você o impossível pela salvação dos povos ocultos. "Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível" (BLH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário