16 de jun. de 2010

A Sabedoria De Cristo - John Piper

http://www.mensagemevangelica.com.br/wallpapers/joao10_14e15_1024.jpg   


Muitas pessoas que tentaram silenciar Jesus foram forçadas a dizer: "Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala.. (Jo 7.46). Um dos motivos para isso é a incomparável sabedoria e conhecimento de Jesus.
A rainha de Sabá encantou-se de tal maneira com a sabedo­ria e o conhecimento de Salomão que, depois de conhecer todo o palácio e ouvir dele as sábias respostas às suas perguntas, "ficou impressionada" (lRs 10.5). Ficou como fora de si. E qual foi o significado destas palavras de Jesus: "A rainha do Sul se levanta­rá no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão" (Mt 12.42)?
Nem mesmo o mais sábio de todos os reis falou como aquele homem. Mas no cenário da história entrou alguém, dono de um conhecimento e sabedoria inigualáveis. Jesus esteve, até certo ponto, disposto a dialogar com os sábios de sua época. Quando, porém, o momento certo chegou e Jesus estava preparado, ele proferiu a sentença decisiva que pôs fim à conversa ("Se, pois, Davi o chama Penhor', como pode ser ele seu filho?" [Mt 22.45]). E "ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas" (v. 46). O conhecimento e a sabedoria de Jesus o tornaram mes­tre de todas as situações. Um dos motivos para admirar Jesus e confiar nele acima de todos os outros seres humanos é que seu conhecimento e sua sabedoria são incomparáveis, Ele conhece muito bem todas as pessoas, o coração e o pen­samento de cada uma. João homenageou a infinita sabedoria de Jesus quando disse que Jesus "não se confiava" a homem algum porque "não precisava que ninguém lhe desse testemu­nho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem" (Jo 2.24,25). Ele conhece todos os nossos pensamentos antes que os expressemos por meio de palavras. Ele vê o que nin­guém pode ver. Nada é oculto a seus olhos. "Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes; Tor que vocês pensam maldosa­mente em seu coração? (Mt 9.4). Esta foi a confissão da igreja primitiva: "Senhor, tu conheces o coração de todos..." (At 1.24).
Não existe ninguém que deixe Jesus perplexo. Nenhum pen­samento ou ação é incompreensível para ele. Jesus conhece seu começo e fim. O psicótico mais complicado e o gênio mais bri­lhante são absolutamente fáceis de serem compreendidos por ele. Jesus entende os movimentos de cada mente.
Além de saber tudo o que se passa conosco hoje, ele também sabe o que vamos pensar e fazer amanhã. Ele sabe tudo o que vai acontecer. O Evangelho de João destaca essa sua característica, porque João a vê como parte da majestade divina de Jesus. "Jesus [sabia] tudo o que lhe ia acontecer..." 0o 18.4). Com base nesse conhecimento, ele previu muitas coisas que seus amigos e inimi­gos fariam. "Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair" (Jo 6.64). "Estou lhes dizendo antes que aconteça, a fim de que, quando acontecer, vocês creiam que Eu Sou" (13.19).
Em outras palavras, Jesus disse isso para que crêssemos que "ele é". É o quê? Ele é o divino Filho de Deus. "Eu Sou" é o nome de Deus em Êxodo 3.14 e a designação para divindade em Isaías 43.10. Muito provavelmente, esta é a forma pela qual Jesus compreendia isso quando usou as palavras de maneira categórica: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!" (Jo 8.58). Jesus deseja que acreditemos que ele é Deus. E por isso que ele diz: "Vejam que eu os avisei antecipadamente" (Mt 24.25). Seu conhecimento antecipado é essencial para a sua divindade.
A extensão do conhecimento de Jesus é uma garantia para crermos em sua origem divina. Seus discípulos disseram: "Agora podemos perceber que sabes todas as coisas e nem precisas que te façam perguntas. Por isso cremos que vieste de Deus" (Jo 16.30). E, no fim de sua vida terrena, Jesus perguntou três vezes a Pedro: '"Simão, filho de João, você me ama?' Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez Você me ama?' e lhe disse: 'Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo'" (Jo 21.17). Pedro não concluiu que Jesus conhecia seu coração por­que conhecia todas as coisas; ele concluiu que, por ser oniscien­te, Jesus conhecia o seu coração. "Tu sabes todas as coisas" é uma afirmação geral e absoluta no evangelho de João — Jesus conhece o que acontece agora e tudo o que irá acontecer.
Uma das maiores contradições a essa afirmação está em Ma­teus 24.36, onde Jesus diz, com referência à sua Segunda Vinda: "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai". A meu ver, isso significa que em sua natureza humana, e não em sua natureza divina, Jesus não sabia quando ocorreria a sua Segunda Vinda. A maneira pela qual as duas naturezas de Cristo, a humana e a divina, coexistem em uma só Pessoa é um dos maiores mistérios do Universo.
A maior afirmação que pode ser feita a respeito do conheci­mento de Jesus é que ele conhece a Delis perfeitamente. Ele conhece a Deus perfeitamente porque é Deus. Nós conhecemos a Deus de maneira parcial e imperfeita. Jesus o conhece mais que qualquer outro ser. Ele o conhece da mesma forma que uma pessoa onisciente conhece a si mesma. "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Xinguem conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar" (Mt 11.27). Ninguém, exceto Jesus, co­nhece o Pai de maneira tão próxima, completa e perfeita. Nosso conhecimento do Pai depende inteiramente da revelação miseri­cordiosa de Jesus; nosso conhecimento é derivativo, parcial e, por causa de nosso pecado, imperfeito.
Nada mais pode ser dito acerca do conhecimento de Jesus a não ser que ele conhece Deus perfeitamente. Toda realidade fora de Deus é limitada quando comparada à infinita realidade da­quilo que Deus é. Tudo o que Deus tem feito é semelhante a um brinquedo quando comparado à complexidade e profundidade de quem ele é. Todas as ciências que arranham a superfície do Universo são meros ABCs quando comparadas ao exaustivo co­nhecimento de Cristo a respeito do Universo. E até mesmo esse conhecimento do Universo é uma gota de orvalho numa folha de grama quando comparado ao oceano de conhecimento que Jesus tem pelo fato de ele ser o próprio Deus. O Universo é finito, Deus é infinito. O completo conhecimento do infinito é infinito. Por­tanto, conhecer a Deus como Jesus o conhece é ter conhecimen­to infinito.
Em razão de tudo isso, devemos nos curvar e adorar a Jesus Cristo. Mesmo diante de toda a sabedoria do homem e do avanço do conhecimento científico, não devemos ser ingênuos a ponto de exaltar as maravilhas dessas coisas minúsculas e desprezar a estupenda onisciência de Cristo. Só Jesus é digno de nossa maior admiração. Só Jesus é digno de nossa confiança. Ele pode nos mostrar o Pai (Mt 11.27). Pode nos dar sabedoria à qual ninguém será capaz de resistir (Lc 21.15). Pode agir em todas as coisas para o nosso bem (Rm 8,28). Jesus não erra em nenhum de seus julgamentos (Jo 8.16). Ele ensina o caminho de Deus com perfei­ta veracidade (Mt 22.16). Confie nele. Admire-o. Siga-o. "Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" (Cl 23).
Uma Oração:

Pai, repetindo as palavras do salmista, tal conhecimento é assombroso e elevado demais para nós. Não podemos alcançá-lo. Maravilhamo-nos diante de teu infinito conhecimento e sa­bedoria. Temos muitas perguntas a fazer. Mas tu tens todas as respostas. Não existem mistérios para ti. Não existem fatos que não conheças, problemas que não possas resolver, aconte­cimentos que não possas explicar, nenhuma hipocrisia que não enxergues. Que possamos ver e sentir que tua mente onisciente, aliada a teu poder e graça, nos faz confiar plenamente em ti.
Teus planos levam tudo em consideração, inclusive o passado e o futuro. Teus bons propósitos jamais serão alterados em razão de acontecimentos imprevistos. Podemos contar contigo, E en­quanto fazemos isso, Pai, compartilha
conosco  de tua grande sabedoria e um pouco de teu grande conhecimento para que possamos viver, amar e, finalmente, morrer de tal forma que nossa morte traga vida aos outros, satisfaça nossa alma e honre o teu nome. Os lábios do sábio são uma fonte de vida e, ah, como gostaríamos de levar a vida aos que estão perecendo! Concede-nos tua sabedoria na medida que pode­mos suportar. Em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário