27 de jun. de 2010

Impossível aos homens, mas não para Deus – John Piper

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9i5rJQuszfD9ivNGs4Cmfdw695n48T3PwByI7OVRt3n5bKYPHM4xiTjiHS6FjL4kruZRgBgjamD-MKyG8Ug3scIJ3T2kULJoqm2HfcBfant5xalu-ziGn-2BEDyBqcOueN9hNLk9jYWQ/s320/Toque+no+Altar+2008+-+%25C3%2589+Imposs%25C3%25ADvel,%2BMas%2BDeus%2BPode%2BPB.jpg
 
Primeiro, em Marcos 10.25-27 Jesus disse aos seus discípulos: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus". Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo? Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.

Esta é uma das conversas missionárias mais animadoras na Bíblia. Quantos missionários já não olharam para o seu trabalho e disseram:"É impossível!"? Nenhum mero ser humano pode libertar outro ser humano do poder escravizador do amor ao dinheiro. O jovem rico foi embora triste porque a escravidão às coisas não pode ser vencida pelo ser humano. Ao homem, isso é impossível! E por isso o trabalho missionário, que é simplesmente libertar o coração das pessoas da escravidão a outros compromissos que não Cristo, é impossível — para as pessoas!

Se Deus não estivesse à frente dessa questão, fazendo o que é humanamente impossível, a tarefa missionária não teria esperança. Quem, senão Deus, pode ressuscitar os que estão espiritualmente mortos e dar-lhes ouvidos para ouvir o evangelho? "Estando nós mortos em nossos delitos, [Deus] nos deu vida juntamente com Cristo" (Ef 2.5). A grande esperança do missionário é que, quando o evangelho é pregado no poder do Espírito Santo, o próprio Deus faz o que o ser humano não pode — ele produz a fé que salva.

O chamado de Deus faz o que o chamado do ser humano não pode. Ele ressuscita os mortos. Ele cria vida espiritual. É como o chamado de Jesus para Lázaro no túmulo: "Vem para fora!" (Jo 11.43). Podemos, com nosso chamado, acordar alguém que está dormindo, mas o chamado de Deus pode trazer à existência coisas que não existem (Rm 4.17).

O chamado de Deus é irresistível no sentido de que pode vencer qualquer resistência. Ele é infalivelmente eficaz, de acordo com o propósito de Deus — tanto que Paulo pode dizer: "Aos que [Deus] chamou, a esses também justificou" [Rm 8.30]. Em outras palavras, o chamado de Deus é tão eficaz que infalivelmente cria a fé pela qual a pessoa é justificada. Todos os que ele chamou estão justificados. Porém ninguém é justificado sem fé (Rm 5.1). Portanto, o chamado de Deus não pode falhar em seu efeito pretendido. Ele concede irresistivelmente a fé que justifica.

Isso é o que o ser humano não pode fazer. É impossível. Somente Deus pode tirar o coração de  pedra (Ez 36.26). Somente Deus pode atrair as pessoas ao Filho (Jo 6.44, 65). Somente Deus pode abrir o coração para que acolha o evangelho (At 16.14). Somente o Bom Pastor conhece suas ovelhas pelo nome. Ele as chama e elas o seguem (Jo 10.3, 4, 14). A graça soberana de Deus, que faz o que é humanamente impossível, é a grande esperança missionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário