25 de mai. de 2010

John Piper dá um conselho aos pregadores

6.11.08 | Postado por: (-V-)

. . Um conselho aos pregadores. Verdade e falsidade são um bom par de categorias para ser usado na decisão do que pregamos. Fale a verdade, não a mentira.
Mas existe outro par de categorias crucial. Deus diz para Jeremias que para ser fiel ele deveria utilizar este par:
. . Portanto assim diz o Senhor: "... se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-voz...” (Jeremias 15: 19)
. . Ao decidir o que pregar faça estes dois julgamentos: é verdade e é precioso? Pregue o que seja ambos. Se for verdade, pregue-o com autoridade. Se for precioso, pregue-o com paixão.
. . Um grande motivo pelo qual algumas pregações não tocam as pessoas é porque os pregadores aparentam que não foram tocados. Isto é precioso ou não? Essa é a pergunta no coração do povo. E se for, por que você não transparece isso?
. . A grande batalha da pregação é ver o que é verdadeiro e saborear o que é precioso. Uma visão fraca e um saborear fraco são uma maldição para o povo de Deus.
. . Irmãos, clamem por livramento desta maldição. “As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo.” (Salmos 19:9-10).

- John Piper
A graça é resistível... Até não ser mais
7.10.08 | Postado por: (-V-)

Texto de John Piper extraído do blog Desiring God.
Tradução própria (Vinícius Pimentel).

. . Aprenda a sua doutrina de textos. Ela fica melhor assim, e alimenta a alma. Por exemplo, aprenda Graça Irresistível a partir de textos. Desse modo você vai ver que ela não significa que a graça não possa ser resistida; significa que, quando Deus escolhe, Ele pode e vai vencer essa resistência.
. . Em Isaías 57: 17-19, por exemplo. Deus castiga seu povo rebelde ferindo-os e ocultando seu rosto deles: “Por causa da sua cobiça perversa fiquei indignado e o feri; fiquei irado e escondi o meu rosto” (v. 17).
. . Mas eles não responderam com arrependimento. Pelo contrário, eles continuaram se desviando. Eles resistiram: “Mas ele continuou extraviado, seguindo os caminhos que escolheu." (v. 17). Então a graça pode ser resistida. De fato, Estevão disse para os líderes judeus, “vocês sempre resistem ao Espírito Santo!" (Atos 7: 51).
. . O que Deus faz então? Ele é impotente para levar aqueles que resistem ao arrependimento e integridade? Não. O próximo versículo diz: “Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo" (v. 18).
. . Assim, em face do teimoso, do desviado resistente à graça, Deus diz, "vou curá-lo”. Ele irá "restaurar", a palavra é "tornar inteiro ou completo”. Termo que está relacionado com a palavra shalom, paz. Plenitude e paz são mencionadas no próximo versículo, o qual explica como Deus converte um desviado resistente à graça.
. . Ele faz isso "criando louvor nos lábios". “‘Paz, paz, [Shalom, Shalom] aos de longe e aos de perto’, diz o Senhor. ‘Quanto a ele, eu o curarei’”. (v. 19). Deus cria o que não estava lá. Esta é a forma como somos salvos. E esta é a forma como somos impedidos de desviar. A graça de Deus triunfa sobre a nossa resistência criando louvor onde ele não existia.
. . Ele traz shalom, shalom aos de longe e aos de perto’. Plenitude, plenitude aos de longe e aos de perto’. Ele faz isso por "restaurar", ou seja, substituir a doença da resistência com a solidez da submissão.
. . O ponto de graça irresistível não é que não podemos resistir. Nós podemos e fazemos. O ponto é que, quando Deus escolhe, ele supera a nossa resistência e restaura um espírito submisso. Ele cria. Ele diz: "Que haja Luz!" Ele cura. Ele conduz. Ele restaura. Ele conforta
. . Por essa razão, nós nunca nos vangloriamos de termos deixado de desviar. Nós nos prostramos perante o Senhor e com alegria temerosa lhe agradecemos pela sua graça irresistível.

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